O Sr. Paulo Pires escreveu um artigo de opinião no jornal Esquerda, do qual extraí a seguinte passagem, relacionada com a Zambézia: "O Governo desencadeia um processo de formação acelerada de técnicos de saúde (em número actualmente muito reduzido para os 18 milhões de habitantes), de reabilitação da infra estrutura de prestação de cuidados e de inovação de processos. Mas na Zambézia existe 1 médico tradicional para 500 habitantes e 1 Médico convencional para 150.000. As escarificações rituais são uma prática generalizada e recorrente. A prevalência do VIH subiu a 18% e os casos de SIDA, agravados pela mal nutrição, inundam os serviços de saúde."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
4 comentários:
Muito obrigado prof Doutor Carlos Serra. A situcao de saude na Zambezia 'e gritante, porque se nao vejamos: Cerca de 81% de criancas na cidade de Quelimane sofrem de lombrigas e 71% da populacao do Chinde sofre de bilharziose. Entao sendo assim, sao poucas pessoas saudaveis. Veja a edicao 344 do Jornal Diario da Zambezia.
As causas sao tantas, por isso, ha que trabalhar tanto. Ao Paulo Pires, forca.
Alguem conhece a historia da saude do nosso pais independente. Seria ou nao interessante aqui indicar o esforco de formacao de medicos e enfermeiros que a nacao encetou. Os vossos posts dao uma indicacao de que o pais estaa mal. Mas donde comecamos? Que percalcos tivemos? Nao falar disso parece-me ser um escamoteamento dos factos. Uma manipulacao.
Anónimo 2,
Alguém está preocupado com isso aqui? Me parece quanto mais negro pintarmos o quadro da governaçao em Moçambique aqui a missão estará cumprida.
Caro amigo, gostaria de contactar consigo ou com alguem ligado a jornais ou graficas em Moçambique. A questão é que o nosso jornal tem para venda em Portugal uma rotativa de jornais a um preço baixo. Gostaria de saber se me pode dar os contactos de alguma empresa que possa estar interessada na aquisição da máquina.
Veja entretanto a máquina a imprimir em www.youtube.com/rotajornal
Avelino Castro - tlf. + 351 967820 795
email: diariodenegocios@sapo.pt
Enviar um comentário