22 dezembro 2007

Polícia mata coreógrafo Augusto Cuvilas

Eis uma notícia do "O Paísonline" e amplamente divulgada hoje pela imprensa local na cidade de Maputo: "Morreu, na madrugada deste sábado, Augusto Cuvilas, coreógrafo e bailarino da Companhia Nacional de Canto e Dança. Cuvilas foi vitimado por uma bala disparada pela polícia que, tendo-se feito ao local momentos depois do assalto, disparou, sem análise prévia do terreno, e atingiu o coreógrafo."
Nota: ver reprodução da notícia aqui, em francês.

2 comentários:

Ivone Soares disse...

Nem nas nossas casas estamos a salvo. De quem devemos proteger-nos: Polícia ou ladrão?

chapa100 disse...

perdemos senão um dos melhores "experimentalista" do movimento artístico em Maputo. difícil acreditar que Cuvilas nao esta entre nos, as ultimas producoes de cuvilas, serviram como um sinal de uma nova abordagem na dança contemporânea moçambicana, num momento que a nossa " dança" estava a ocupar os grandes palcos alem fronteira. triste porque as balas perdidas, intencionais e a falta de preparação da nossa policia esta a tirar a vida aos melhores filhos desta terra.

Ivone! a policia deve " proteger" o cidadao, isso numa formulacao simplista do que entendemos da policia. a ultima entrevista do professor Lourenço de Rosário ao jornal noticias, diz algumas coisas brilhantes sobre segurança, a concepção das nossas instituicoes publicas e de governacao. Pena que ate aqui as formulacoes que tem sido produzidas pelo governo e pela oposicao sao problematicas, nesta area de seguranca publica.
E se pensarmos que só dentro das nossas casas devemos estar salvos, então estamos perdidos, porque uma sociedade nao se faz de esconderijos.