Tal como o Godot de Beckett nunca chega, no Zimpeto, periferia da cidade de Maputo, 40 famílias continuam a aguardar que o Gabinete de Apoio e Reconstrução cumpra com o que prometeu há nove meses e lhes entregue as casas que substituam as que foram destruídas quando das explosões em Março no paiol de Malhazine: "Luísa Zucula, uma das vítimas que estava no local para receber as chaves da sua casa, disse que “as festas são para eles que têm casas, nós não teremos nenhuma festa porque estamos preocupados com as nossas casas”. Ela veio aqui e não nos disse quando é que vão nos entregar as casas, só disse para esperarmos”, precisou questionado-se, depois; “mas é para esperarmos até quando?”
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Se o Ministro do Fogo nunca foi chamado à barra, qual a razão porque deveria esse Gabinete entregar as casas no prazo acordado?
Enviar um comentário