Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
1 comentário:
Digníssimo Professor Serra. Eu preocupo-me e muito com o surgimento de politécnicas e universidades em tudo quanto é canto.Será que ao governo só lhe interessa números? Será que os nossos governantes ja pensaram na gravidade do facto de estarem a hipotecar o futuro do país com DOUTORES mal formados? De onde virá o corpo docente destas universidades que nascem como mosquitos num pantano? Indíviduos também mal preparados em que o único fito é obterem dipolomas sem conteúdo porque das suas cabeças não sairá nenhuma mais valia para o país. Os exemplos vê-mo-los todos os dias, desde pseudo analistas políticos, filósofos e quejandos, que quando se pronunciam nos orgãos de informaçao até causam arrepios, (tais as incongruências) até aos postos de trabalho onde juristas, economistas, contabilistas etc. denotam fragilidades no raciocínio, escrita e claro, pouco domínio da matéria pelo qual era suposto serem especialistas.
( cultura geral? que bicho é esse?) Está registado na História universal que os países que deram um grande salto no desenvolvimento, foi a custa de MUITA QUALIDADE na educação, exemplos temos o Japão, Coreia do Sul, Austrália, Malásia, China e índia.Isto para não citar os EUA E a Europa. Me pergunto. Para onde vamos com estes problemas no ensino superior? Não cito os inúmeros problemas do primário e secundário embora tudo se reflicta mais acima. O GOVERNO DEVE NORMAR O GRANDE NEGÓCIO DO ENSINO SUPERIOR, PONHAM A MÃO NA CONSCIENCIA MEUS SENHORES.ANTES POUCOS E BONS DO QUE MUITOS SEM VALOR! O PAÍS, HOJE ESTÁ SENDO GOVERNADO POR GENTE BEM FORMADA NA UEM NOS ANOS PÓS INDEPENDENCIA, O QUE SERÁ DESTE PAÍS DAQUI A 20/30 ANOS QUANDO A MAIORIA DOS MAL FORMADOS DE HOJE PEGAR O LEME? APOSTEM NO ENSINO MÉDIO DE QUALIDADE QUE ENSINE A SER BOM ELECETRICISTA, CONTABILISTA, MESTRE DE OBRAS, SERRALHEIROS, SOLDADORES,TÉCNICOS AGRÁRIOS , DE VETERINÁRIA, DE MEDECINA , ETC. NA UNIVERSIDADE O LEMA DEVE SER MUITA,MUITA QUALIDADE NO SABER FAZER E NO SABER PENSAR.NÃO BANALIZEM O CONHECIMENTO!QUEREMOS PASSAR O TESTEMUNHO A GENTE COMPETENTE.
Enviar um comentário