30 dezembro 2007

Figuras do ano no "Diário de um sociólogo"

Sei que irei cometer muitos erros - dos quais me penitencio desde já - deixando de fora muitos, mesmo muitos exemplos de compatriotas que se salientaram das mais variadas maneiras neste ano. Faltam-me, por exemplo, dados sobre operários e camponeses. Espero melhorar a selecção no próximo ano. Entretant0, eis a selecção que fiz (em "decisão subjectiva", como escreveu um dia alguém) das figuras do ano:

Joaneta Eduardo Mahumane

Solteira, com 12 crianças sob sua responsabilidade - três das quais órfãs e igual número de crianças abandonadas pelos pais -, Joaneta começou com o negócio informal de cereais, leguminosas e feijões, no mercado de Xai-Xai. Em 2004, com um crédito concedido pelo Fundo de Desenvolvimento da Mulher (FDM), entrou no comércio de gado bovino trazido da província de Tete. Hoje é criadora, tendo no seu curral 55 cabeças de gado bovino (27 das quais produto de poupança na sua carteira de crédito concedido pelo FDM) e muitos cabritos.
Em frente, Joaneta!

Maria Ivone Soares

Autora de dois blogues e co-autora de um terceiro, a única mulher que em Moçambique pratica webpolítica, Ivone Soares tem também webpoesia. É ainda locutora e presidente da União Nacional para o Desenvolvimento Estudantil, uma organização que, desde 1996, procura mediar conflitos entre os professores e os estudantes e ajudar no combate à corrupção, com delegações em Nampula, Pemba, Niassa e com sede nacional em Maputo.
Em frente, Ivone!

Edson da Luz (Azagaia)

Rapper, autor de numerosas canções que o tornam cada vez mais conhecido e actuante no país, Edson da Luz, de seu nome artístico Azagaia, estudante de geologia na Universidade Eduardo Mondlane, é um activista crítico na nossa sociedade.
Em frente, Edson!

Egídio Vaz Raposo

Historiador probo, cidadão frontal, investigador e oficial do DFID - Department for International Development, autor de um excelente blogue - temporiamente interrompido por motivos de força maior desde Julho -, co-autor de um outro sobre direitos humanos, Egídio é um cientista que faz webactivismo social recusando o conforto almofadado do academicismo.
A luta continua, Egídio!

Justiça Ambiental

A Justiça Ambiental, associação moçambicana de defesa do ambiente (portal disponível a partir de Janeiro do próximo ano), salientou-se este ano, de inúmeras maneiras, na chamada de atenção para os riscos ambientais que o país corre e poderá vir a correr em várias áreas. Temas como barragens e desmatamento foram constantes nas suas intervenções.
Em frente, colegas, a luta continua!

12 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Bela seleção. Mas eu teria também escolhido o Centro de Integridade Pública. Boas entradas!

Anónimo disse...

Parabéns aos escolhidos e bem haja Professor.
Bila (ex estudante da FACOTRAV)

MANUEL DE ARAÚJO disse...

Parabens aos Dr Serra pela iniciativa e porque nao parabens aos escolhidos! E em especial a pioneira Ivone Soares, unica mulher bloggista em Mocambique!
Outro ao Egidio Vaz, na esperanca de que a 'forca maior' que o obrigou a deixar de blogar o permita faze-lo, pois nao acreditamos que silenciar uma voz seja solucao ou que haja salario capaz de silenciar uma voz! A nossa solidariedade! Manuel de Araujo

Salvador Langa disse...

Xi xamuáli Carlos fez boa escolha. MAs próximo ano o mano precisa escolher também as figuras más.

AGRY disse...

Considerando a inevitável subjectividade que é, não raras vezes, atenuada pela coincidência de muitas opiniões, penso que o Diário de um Sociólogo desenvolveu um trabalho globalmente muito positivo para ser afastado desta nomeação. Compreendo a relutância de Carlos Serra e, justamente, por isso, aqui estou a qapresentar uma sugestão que não poderia ser formulada pelo autor da iniciativa.
Concordo com a indicação de Ivone Soares e Joaneta Mahumane pelas razões que presidiram à escolha e constituem o seu suporte.
Sobre o Egídio Vaz não me posso pronunciar. Preciso de outras referências que, de momento, não possuo.
Haverá, como aliás assinala o Prof. Carlos Serra, outros nomes que deveriam constar desta lista
Renovo o 2008 embrulhado em sonhos para todos que lerem este atrevido comentário
Abraço
Agry

Carlos Serra disse...

Estudo formas de tornar a selecção mais efectiva, mais completa, em 2008. Recebi dois emails de pessoas que me perguntaram por que não escolhi também João Chissano, o jovem treinador do Costa do Sol, que deu dois títulos ao clube, tendo, antes levado o Têxtil do Púnguè às competições africanas (como em tempo devido assinalei no blogue) em três anos de carreira. Sem dúvida uma pergunta importante. Muito obrigado a todos, aqui ficando o meu grande prazer em ter podido seleccionar as cinco figuras. Agry, foi gentil.

JCTivane disse...

Não discordo em geral das escolhas, apreciei imenso a escolha da Senhora Mahumane, mas teria gostado de ver o nome do Ministro da Saúde, Doutor Garrido, os hospitais andam bem melhores graças a ele. Tenho dito.

Carlos Serra disse...

Obrigado, Tivane, pode crer que estudo desde já uma forma de tornar a selecção mais efectiva em 2008 e que espero poder anunciá-la oportunamente. Abraço e feliz 2008.

mãos disse...

Parabens aos escolhidos.

Bom ano 2008 para Prof CARLOS SERRA E TODOS LEITORES E COMENTADORES DESTE BLOG.

Um abraço
Ouri Pota

Ivone Soares disse...

Ilustríssimo, assim deixa-me sem palavras. Como já devo ter dito um dia, desde que me descobriu os visitantes dos meus blogues aumentaram. Muitos há que me enviam emails a encorajar-me e isso devo a si. A sua coragem admira-me. Elogiar pessoas da oposição neste país muitas vezes é mal interpretado. Deu mostras de ter uma consciência incorruptível e aprecio muito isso. Faço votos de que tenha um ano próspero e que todos os seus leitores gozem da mesma sorte. Obrigada a todos. O blogue do Manuel de Araújo também nomeou-nos, dentre outras, figuras + + de 2007.
Um abraço forte,
Ivone Soares

Egidio Vaz disse...

O meu muitíssimo obrigado pela nomeação. Mais uma vez sinto-me muito encorajado em continuar a partir de Agosto deste ano,a blogar.
E, até lá, estamos juntos nos comentários.
Abraços a todos.

Carlos Serra disse...

Obrigado Ouri, Ivone e Egídio!