27 dezembro 2007

Figuras do ano segundo "Savana" e "Zambeze"

Os jornalistas do semanário "Savana" elegeram o Conselho Constitucional como figura do ano. Atribuíram ainda menções honrosas ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades e ao Instituto Nacional de Estatística. Como pior figura do ano, elegeram o ministro da Defesa, Tobias Dai, claramente devido às explosões de Março no paiol de Malhazine. A seguir ficou o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Leonardo Simão, um dos proprietários da empresa Golden Roses (p. 2).
Por sua vez, o semanário "Zambeze" elegeu como figuras do ano, no lado negativo, o chefe de Estado, Armando Guebuza (relevo para gafes inconstitucionais), sua esposa, Maria da Luz (excesso de presença não protocolar), e o ministro da Defesa e irmão de Maria da Luz, Tobias Dai (não se demitiu após as explosões de Malhazine) - o semanário usou a expressão "tríade governativa familiar" (p. 2).
Nota: se juntarmos a este exemplo o do "Magazine Independente" de ontem, verificamos que as figuras do ano foram regra geral seleccionadas no meio governamental, deixando de fora a chamada sociedade civil. A excepção é o Conselho Constitucional.

5 comentários:

Anónimo disse...

Figuras..queria o Professor dizer

Carlos Serra disse...

Foi gentil, muito obrigado, já corrigi.

Anónimo disse...

Caro Carlos Serra,

Permita-me discordar que nem todos os eleitos sao figuras da area governamental. O Conselho Constitucional mereceu a distincao exactamente por se opor ao acambarcamento da elite no poder de todas as prerrogativas legislativas ...
E mesmo formalmente, como sabe, o CC, nao é governo ...

Carlos Serra disse...

Tem razão, muito obrigado pela correcção, vou tentar corrigir.

Anónimo disse...

> Bem, o CC não é Estado ... mas é pago pelo Orçamento do Estado... e o seu Presidente designado pelo Chefe de Estado
> Sem demérito para o trabalho deste Orgão ... há nele muito Estado.
> Abraço
FM