28 outubro 2007

BOBs2007: vote nos blogues de Moçambique, Congo e Angola!



Caso ache que este blogue é socialmente útil, vote: (1) entrando aqui, (2) depois encontre a secção "melhor weblog em português", (3) coloque um bolinha do lado esquerdo do "Diário de um sociólogo", (4) depois desça com o rato, (5) no quadro final coloque o seu nome, o endereço do seu email, digite o código da imagem que vir, (6) a seguir coloque xis em "eu li as condições de participação" e, (7) finalmente, envie o voto. Também pode deixar o seu comentário lá.
Depois, peço-lhe que vote também nos blogues congolês e angolano.
Somos os únicos blogues africanos apurados.

48 comentários:

Xiluva/SARA disse...

Com todo o respeito pelos colegas brasileiros, este weblog merece o título de melhor weblog em português.

Anónimo disse...

Todos devíamos pôr a circular a informação, com os devidos linkes, via e-mail, pelos nossos amigos. Afinal, é Moçambique no mundo.
Força, Professor, estou consigo. Estejamos confiantes.

Carlos Serra disse...

Obrigado!

Anónimo disse...

Oba, mais um voto meu para si Professor.Boa sorte.

Carlos Serra disse...

Hum...Obrigado! Comparado com o enorme Brasil, o nosso país é ínfimo e não são muitos aqueles que, hoje ainda, têm acesso à net...

Anónimo disse...

Sim, sim professor acredito que em vez de 28% estariamos muito mais adiante em termos de percentagens nas votações. Tenho fé que os resultados mostrei melhorias significativas nas próximas hora.
Acredito que os estudantes das ciências sociais e humanas ainda não exploraram o diário na totalidade.

Carlos Serra disse...

Vamos aguardar,Wetela...

Helena Antunes disse...

Já votei no seu blog e foi com muito prazer que o fiz :)

Carlos Serra disse...

Muito obrigado, Helena.

Anónimo disse...

Bom sinal, mais votos...

Carlos Serra disse...

Mas não devem ser suficientes...

Helena Antunes disse...

No meu blog fiz uma referência à votação do seu blog para o concurso.
Caso queira passar no meu blog e deixar um comentário mais esclarecedor para as pessoas votarem no seu blog, esteja à vontade.

Cumprimentos.

João Feijó disse...

Acabei de deixar o meu voto. Fico a torcer por si. Seja qual for o resultado, já está de parabéns! Um abraço, João

Carlos Serra disse...

Obrigado!

Anónimo disse...

Qual é frequência da votação; diária? De todas as formas, boa sorte, professor; aqui em casa torcemos pelo seu blog! :)

Carlos Serra disse...

Creio que pode votar diariamente.

Meg disse...

E vão 47... pode contar com o meu voto diário, deste lado do mar, com as maiores saudades dessas terras, desses mares, desses aromas...

Um abraço

Carlos Serra disse...

Muito obrigado!

Anónimo disse...

Professor Carlos
pode contar com meu voto diário!
Estou torcendo, pois seu blog merece vencer.
Abraços
Sílvia Beatriz

Carlos Serra disse...

Uma vez mais obrigado, Sílvia!

Julio Quadros disse...

Caro Carlos

Foi com estranheza que, de repente, recebi algum correio electrónico com pedidos para votar no seu blog, para o eleger como o “melhor weblog em português”.
Subitamente vi-me no cine-teatro África, a ouvir aqueles candidatos do fama show a dizer: Vota em mim para eu ficar na academia, eu sou o maior, blá, blá, blá. Bem, a estes eu ainda desculpo, coitados, são jovens, se calhar com poucos recursos e vêem no concurso, quiçá, uma oportunidade de saírem da miséria, começarem uma carreira de sucesso, saírem do anonimato e por aí fora. Mas a si …. Afinal o que o move ??? Li no cabeçalho do seu blog (que ainda não conhecia): “ CÁ POR MIM BUSCO BEM POUCO: TIRAR A CASCA DOS FENÓMENOS E TENTAR PERCEBER A ALMA DOS GOMOS SOCIAIS SEM ESQUECER QUE O MAIS DIFÍCIL É COMPREENDER A CASCA. “ Está a ser honesto ? Sério ? Bem, das duas uma:
1) está a ser honesto: então por favor acabe com esta palhaçada, ninguém com bom-senso está interessado em que o seu blog seja o melhor do mundo, “futebolizar” o mundo é um erro, tenho aversão aos que elegem “os melhores do mundo”, sejam eles quais forem, jogadores, treinadores, árbitros, ditadores, misses, vacas, bebedores de cerveja, hooligans, e podia continuar por aí fora se o tempo me permitisse ! Afinal, o Guiness é uma merda ! É confrangedor ver um sociólogo, que se identifica como um sociólogo (um dia vou falar dos rótulos), que faz parte de uma classe que nas suas palavras “busca as leis do social e a reforma das sociedades”, angariar votos de maneira tão vulgar …. É esta a reforma da sociedade que pretende ? Não, claro que não, é tudo um mal-entendido, eu é que li mal, o Carlos não quer ser eleito Mister Universo, nada disso!
2) não está a ser honesto: então por favor altere o cabeçalho do seu blog, até pode lá deixar o que escreveu, mas para ser coerente diga: Afinal, eu sou igual a todos os outros, tenho um ego que preciso de alimentar, quero ser o MAIOR, o meu blog é um acto de sublime narcisismo e sim, eu sou igual àqueles que venho criticando nas minhas colunas!

A crítica social é fundamental, estive a ler algumas das suas crónicas e louvo a sua coragem, a sua perspicácia, a sua atenção aos fenómenos sociais. Mas advirto-o de uma coisa: não se deixa cair na tentação (e livrai-nos do mal, ámen) fácil de pensar que “é melhor do que os outros”, pois senão estará a ser igual aos “outros” criticados pelo George Orwell que defendiam que “todos são iguais, mas há uns mais iguais do que os outros”.

Por favor, continue a brindar-nos com o que de melhor tem, que é mesmo a sua acutilância, coragem e atenção á sociedade em que vivemos. Deixe o resto para aqueles que critica !

Obrigado

Júlio Quadros

Carlos Serra disse...

Cá registei o seu excelente comentário, ó Júlio, lho agradeço do fundo de mim. Mas prosseguirei nestas presidenciais bloguísticas...Já não é o "meu" blogue que está em campanha presidencial, é o país, ó Júlio, é o nome do país lá fora...Não não se esqueça de me/nos dar o voto, está bem? Abraço!E critique sempre.

Anónimo disse...

Qual a razão por que o Professor Carlos não deveria pedir votos, não deveria disputar o concurso?Sendo assim seria menos cientistas pedindo votos?
Seria a sua honestidade menor pedindo votos?
Não disputa ele o lugar de Moçambique?
Por que razão disputar e pedir votos é feio?
Ou se desonra?

Julio Quadros disse...

Ó Carlos, que país foi esse que lhe passou procuração para o representar ????? Ó Carlos, que arrogância é essa de falar em nome de um país onde apenas 0,0000001% da população ouviu falar em si ????? Ó Carlos, fico-me por aqui, mas não sem antes lhe dizer duas coisas: 1) a modéstia é característica dos grandes homens, a arrogância esconde complexos de inferioridade !
2) Não conte com o meu voto.

Ó Carlos, ainda acaba contratado pela STV para aconselhar as campanhas dos candidatos .... quem sabe não ganha mais votos ?

Carlos Serra disse...

Um abraço, Júlio!

Luma Rosa disse...

Parabéns pela indicação. Sinta-se já agraciado! Beijus

Ivone Soares disse...

Eh, o Júlio podia ter se ficado no silêncio, meu ponto de vista.
Agora são 67%...continuemos a votar. Obrigada

Carlos Serra disse...

Muito obrigado, Luma e Ivone.

Anónimo disse...

1nncxi Your blog is great. Articles is interesting!

AGRY disse...

Porque não é propriamente a minha especialidade, não gostaria, mesmo nada, de vestir a pele de advogado do diabo. Adiante.
Como diz o Pepetela, num universo de sim ou não, eu represento o talvez.
O extremar de posições e a compreensão do outro, convida-nos a não sermos categóricos.
Os fundamentalistas e os ortodoxos de todas as esferas do pensamento agem como se fossem os detentores da verdade. E mais: perseguem o outro até almejarem o seu objectivo. Domesticado às suas convicções, libertam o grito de vitória e adormecem no leito dos intocáveis, dos defensores do pensamento único .
Escrevem e falam para ouvir a sua própria voz. Atinjem o orgasmo, masturbando-se.
O imediatismo, a casca dos fenómenos, pode armadilhar-nos as ideias e as palavras
Continuarei a votar no Diário de um Sociólogo
Agry

AGRY disse...

Peço desculpa a todos mas só agora e,tardiamente, me apercebi do meu comentário aparecer em duplicado
Agry

Carlos Serra disse...

Nao se preocupe, Agry, vou apagar...Pode intervir na secção dos comentários ao mesmo texto sobre xenofobia? Abraço!

Anónimo disse...

7g3eYx Thanks to author.

Anónimo disse...

Good job!

Anónimo disse...

Hello all!

Anónimo disse...

Good job!

Anónimo disse...

Votos diarios! A mesma pesso votando todos os dias pelo blog! Como se faz no fama show! Chega a ser confrangedor, vindo de si Professor Carlos Serra! Querer ser o melhor do mundo! Seraa que existem, mesmo, os melhores do mundo

O mais estranho, vindo de si, ee meter o nome de Mocambique na palhacada. Concordo com Julio Quadros

Obed L. Khan

Anónimo disse...

actually, that's brilliant. Thank you. I'm going to pass that on to a couple of people.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar desejo expressar-lhe, Sr. Professor, os meus votos de sucesso no seu ensejo de atingir a posição cimeira nesse concurso, através do qual tive conhecimento deste seu blog.
Não pretendo ser nenhum desmancha prazeres, mas o que me trás aqui a comentar é o meu lamento que um concurso de credibilidade tão duvidosa esteja a consumir alguns dos melhores espíritos na blogosfera. Porquê credibilidade duvidosa? Em primeiro lugar porque, se virem o mapa da blogosfera que eles apresentam não consta dele nenhum blog africano. Mas será que não há nenhuns blogs em África? Isto, se eu fosse africano, fazia-me logo não só duvidar da credibilidade dos organisadores, como boicotar esse concurso, não participando ou, como sói dizer-se, votando com os pés. Mas como sou muito orgulhosamente português, limito-me a observar este espectáculo deprimente que mais não parece ser do que uma vulgar feira de vaidades.
Quanto ás regras, se os amigos repararem bem, qualquer pessoa podia candidatar o seu próprio blog, bastando para isso ter outros blogs. Depois, chegado o momento de selecção dos ditos 10-mais o que se vê? Nada mais, nada menos, que a selecção parece ter sido baseada não na avaliação do júri, mas mais no número de comentários que lá foram feitos, levando-me a pensar que ela foi algo arbitrária e que os blogs moçambicano, angolano e congolês terão sido lá colocados apenas para inglês ver. E, surpresa das surpresas, 9 dos seleccionados para dito melhor blog da língua portuguesa são brasileiros, o que me leva a perguntar se os interessados já tentaram investigar quem faz parte do júri? Por outro lado, como é que se compreende, por exemplo, que o blog angolano, um blog sem autoria definida e pouco actualizado, apareça entre os 10 finalistas do prémio Repórteres Sem Fronteiras, quando se manteve silencioso sobre o caso do jornalista angolano Graça Campos que tem chamado as atenções dos angolanos e não só e sobre o qual eles proprios, RSF, foram os primeiros a manifestar-se internacionalmente?
Mas para não parecer totalmente negativo, porque não o sou, gostaria de aventar a idéia de que melhor seria que os africanos começassem a organisar os seus próprios concursos desse género em vez de continuarem a salivar por prémios internacionais de duvidosa credibilidade.
Grato pela atenção,
Manuel Monteiro.

Carlos Serra disse...

Obrigado a ambos, Obede e Manuel, pelo que escreveram e que aqui fica para reflexão colectiva. Fico feliz, Manuel, pelo facto de aqui ter chegado, a este blogue, graças ao BOBs. Já é um bom sinal. Outros internautas aqui têm chegado graças a esse concurso, o que é excelente. Não me irei pronunciar sobre a credibilidade dos organizadores e do júri, não tenho indicadores que me permitam isso. Por agora, confio na sua integridade. Competia-nos a nós, internautas, a decisão de participar. Eu fi-lo e continuarei a fazê-lo. Vários (não sei quantos) bloguistas africanos candidataram-se (da África do Sul, do Zimbabwe, de vários países da África Ocidental, etc., basta accionar o comando que permite no mapa do BOBs ampliar os indicadores por países e continentes), mesmo aqui em Moçambique houve mais dois ou três bloguistas com blogues de mérito que participaram. É tudo uma questão de começarmos a ousar, a aprender como funcionam os carris de coisas como o BOBs, de começarmos e de prosseguirmos devagar, sempre devagar, aprendendo. É uma boa sugestão, claro, a que fez, Manuel, sobre os concursos autónomos, africanos. Aqui, em Moçambique, a blogosfera desenvolve-se dia a dia, o que é excelente. E talvez um dia cheguemos aos concursos e/ou entremos em concursos inter-regionais. Mas não devemos desdenhar entrar nos concursos internacionais. O bloguismo é muito mais do que o exercício de um dado padrão de confessionalismo, é um mundo vasto e multifacetado que pode e deve ser explorado crescentemente, a todos os níveis. Estamos numa época histórica cujos alicerces ainda dominamos mal, por estas bandas. Mas lá tentaremos chegar, estou certo. Se os bloguistas moçambicanos expuserem os seus "produtos" internacionalmente, se decidirem entrar em concursos, isso será óptimo. Aprendendo, estudando, multiplicando as suas mensagens, espalhando os nossos países, criando pontes, laços de contacto, criando interfaces culturais e científicas, etc. O BOBs é uma das vertentes que devemos saber explorar para multiplicarmos os nossos campos de intervenção social. Por exemplo - retomo um ponto anteriormente tocado -, desde o anúncio dos resultados do concurso do BOBs 2007, este blogue e, por seu intermédio, outros blogues que figuram nos meus elos, começaram a ser visitados por pessoas de várias continentes e não necessariamente apenas dos países de língua oficial portuguesa. Bem, o comentário já vai longo. Apareçam sempre e muito obrigado. Abraço.
N.S. Manuel: não tenho competência para me pronunciar sobre o caso de Graça Campos. Mas creio que qualquer um de nós pode usar o contacto do BOBs para apresentar críticas e sugestões. E, finalmente, só mais uma coisa: é errada a relação que procurou estabelecer entre comentários e avaliação. Pode facilmente verificar que há muitos blogues premiados que têm poucos comentários. Consulte, por exemplo, a própria lista dos seleccionados para o "melhor weblog em português", onde dois não têm comentários e um terceiro tem apenas um.

Anónimo disse...

Caro Professor,
Antes de mais, obrigado pela atenção dispensada ao meu comentário anterior.
Sobre as regras, talvez eu tenha que explicar-me melhor, porque a questão não está apenas no número de comentários, senão no próprio facto de que comentários tenham sido permitidos na fase de pré-selecção. Ora bem, segundo as regras, a primeira fase seria de selecção pelo júri dos blogs a concurso e, assim sendo, não deveriam ser permitidos comentários, e muito menos “ratings”, susceptíveis de influenciar a decisão do júri nessa fase. Agora sim, estando seleccionados os 10-mais, então seriam permitidos comentários, “ratings” e tudo quanto possa atrair lícitamente o voto do público. Portanto, desde aí, há pelo menos um indício de falta de critérios sérios de selecção.
Segundo, no que se refere à língua portuguesa, só há uma pessoa no júri, por sinal uma brasileira, que supostamente estaria a cargo da selecção dos blogs na nossa língua – mas será que ela sózinha conseguiu em tão pouco tempo analisar todos os 599 blogs a concurso nessa categoria para chegar a uma selecção credível dos 10 melhores? Pessoalmente, não acredito nisso.
Quanto a questão do blog angolano e do jornalista Graça Campos, esse continua a ser para mim o indício mais flagrante da falta de seriedade do júri, porque aquele blog poderia ser eleito noutras categorias que não aquela. Desculpe-me, mas é a minha sincera opinião e julgo que qualquer pessoa honesta e com conhecimento de causa, como é o caso dos RSF, a subscreveria.
Portanto, tudo isto me leva a crer que não será com concursos deste nível que todos os potenciais benefícios da blogosfera que menciona nos poderão chegar, porque em vez de promoverem a qualidade, parecem apenas promover a ambição desmedida e a egomania. Se é certo que os comentários e “links” têm tendência a aumentar com este tipo de coisa, não é seguro que isso se mantenha no longo prazo, até porque muitos só estão na blogosfera pela publicidade com que alimentam os seus blogs e pela promoção pessoal que podem conseguir aparecendo em blogs “famosos” e não para comentar e trocar informações sobre assuntos de “utilidade social” como os que são apresentados em blogs como este.
Por isso mantenho a minha posição de que, a haver seriedade na pretensão de se promover o “diálogo global” através da blogosfera, não será com concursos deste género, pelo menos enquanto a África nao conseguir ter a sua própria voz nesse tal mundo global.
Desculpe-me, mais uma vez, se sou incômodo com estas observações, mas este é precisamente o lado bom da blogosfera que muitas veses é abafado, isto é, a possibilidade de expressarmos livremente as nossas opiniões.
Finalmente, obrigado pela sugestão de utilizar a caixa de correio dos próprios organisadores para fazer as minhas críticas, mas talvez a utilize quanto me tornar um blogger, o que ainda não sou. Por agora, enquanto mero utilizador da blogosfera, pretendo apenas chamar a atenção de pessoas que julgo de boa fé para anomalias que me parecem óbvias.

Atenciosamente,
Manuel Monteiro.

Carlos Serra disse...

Muito obrigado pelo comentário!

Anónimo disse...

actually, that's brilliant. Thank you. I'm going to pass that on to a couple of people.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Thanks to author.

Anónimo disse...

Nice Article.

Anónimo disse...

g5NWHt Hello all!

Anónimo disse...

Please write anything else!