05 março 2007

Carta para o Senhor Governador da província de Nampula, Doutor Felismino Tocoli


Senhor Governador
Segundo o "Notícias" de hoje, o Senhor Governador mostrou-se preocupado com os "altos índices de descrédito popular em relação aos órgãos de administração da justiça na província". Isso faz com que o seu gabinete se tenha transformado em antecâmara de tribunal.
A sua posição, Doutor Tocoli, contrasta com a do presidente do Tribunal Supremo, Dr. Mário Magaze, que afirmou que o judiciário no país registou um crescimento assinalável o ano passado.
Ora, Governador, num país onde a enunciação do tudo está bem e das grandes e repisadas estatísticas do optimismo fazem carreira, a sua posição é saudavelmente rica.
De que vale, Governador, corrigir o que está sempre bem? De que serve dizermos em cima que as coisas são maravilhosas quando cá em baixo, como o Governador mostrou, as coisas são péssimas?
O Senhor é doutorado em Química e sabe bem melhor do que eu que os compostos orgânicos são seres sinuosos e polivalentes. O carbono só tem sentido quando almejamos o oxigénio na liga complexa da vida.
Ao falar do excesso de carbono, o Doutor Tocoli mostrou bem que só podemos respirar bom oxigénio quando temos a coragem de não esquecer esse ser indesejável, o carbono.
Talvez a sua posição crie ressentimentos entre os seus pares e chefes.
Mas siga em frente, Governador! Diga sempre não ao sim ar-condicionado e boletim-oficializado. O não é o acto inaugural não apenas da ciência, mas, também, da governação aberta, profunda e popular.
Abraço forte, ex-colega da Universidade Eduardo Mondlane!
A luta continua!

Carlos Serra

1 comentário:

JCTivane disse...

Desta vez concordo com a Esfinge.