08 janeiro 2007

Escapou sábado ao linchamento no Alto Maé


O indivíduo da foto, de identidade não apurada, de mãos e pernas amarradas e com um pneu na cintura, escapou sábado de manhã ao linchamento com pneu e combustível, no bairro do Alto Maé (em plena grande Maputo), depois que foi supostamento descoberto a roubar faróis de uma viatura. De acordo com o "Notícias", a intervenção de um grupo de pessoas idosas evitou que jovens ateassem fogo ao pneu e linchassem o acusado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Vejo nesta noticia varios aspectos interessantes:

1) O fenomeno que antes parecia restrito aos bairros perifericos esta a estender-se a cidade de cimento;

2) O antagonismo das geracoes, i.e. jovens contra idosos (onde antes o fenomeno era isento de idades e ate criancas presenciavam o espetaculo).

Que ilacoes lhe surte tirar daqui?

Eu penso em sinais de aumento de criminalidade se o fenomeno se alastra para a zona urbana; mas ao mesmo tempo pode ser o sinal do contrario, se um linchamento e impedido com sucesso. Penso tambem em frustracoes dos jovens (de varia ordem) a tal ponto de estarem dispostos extravasar essas frustracoes queimando um ladrao. Penso feliz que ainda existem consciencias do valor da vida humana, quer na falata de coragem para incendiar, quer na intervencao para salvar... Haja esperanca!

Carlos Serra disse...

Excelentes as questões que coloca. Mas não sabemos se este caso é único, se houve tentativas anteriores, etc. Por outro lado, a notícia não nos diz o que são "pessoas idosas", quantas eram, como agiram, por que foram acatadas, etc. Igualmente não nos diz quantas pessoas tentaram o linchamento. Creio, assim, ser ainda prematura qualquer ilacção.