11 janeiro 2007

As melhores regras: novos aforismos

1. A melhor regra em valores nacionais puros consiste em fazer publicamente a apologia das especificidades locais enquanto privadamente se consomem até à exaustão as iguarias da mundialização ocidental.
2. A melhor regra em economia local consiste em criticar o neo-liberalismo do import no interior de um 4/4 enquanto se defende bucolicamente as virtudes distritais da produção.
3. A melhor regra do purismo linguístico no mercado local consiste em defender as línguas nacionais para os outros e em falar-se bem as línguas estrangeiras que se finge condenar em artigos fogosos de imprensa ou de workshop.
4. A melhor regra em saúde primordial consiste na defesa apaixonada das virtudes curativas da chamada medicina tradicional num digno workshop para, no dia seguinte, se fazer um checkup na mais cara clínica biomédica de Joanesburgo.
5. A melhor regra no exercício do patriotismo senta-abaixo consiste num discurso vigoroso com tradutor diante de centenas de membros da "população" defendendo que na promoção da riqueza absoluta todos somos chamados a participar.
6. A melhor regra em prol do conforto pessoal consiste em defender, por todos os lados, o eufemismo de que tudo está bem ou caminha bem na terra, quando os "defendidos" sabem perfeitamente que quem está bem é quem defende isso.

3 comentários:

Carlos Serra disse...

Inde, sempre outros virão.

Carlos Serra disse...

Haveria que pensar seriamente no que diz, Fátima.Mas os "teneurs" localistas falam mais alto, justamente aqueles que melhor inglês e portguês sabem...

Carlos Serra disse...

Tenho acompanhado as suas posições, lembro-me de um debate em que a Fátima interviu na RM. Vá lutando, face à sua enorme e rica experiência no ensino!