09 outubro 2008

A cruz do Vera Cruz (4) (continua)

Dei-vos, até agora, conta de uma pesquisa efectuada pelo psicólogo Vera Cruz - da Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane - sobre percepções de crianças de três escolas primárias da província de Maputo em relação à beleza feminina. Uma percentagem significativa das crianças mostrou preferir as cores claras.
Ao mesmo tempo, fui fazendo acompanhar o estudo do psicólogo de outros textos, tentando que os leitores sobre eles opinassem.
Ora, o que se passou? O que se passou foram essencialmente três coisas:
1. As conclusões da pesquisa chocaram muitos leitores, leitores que ficaram indignados não tanto com a preferência dada pelas crianças às cores claras quanto com o estudo de Cruz. Tudo leva a crer que teriam preferido que a preferência fosse dada à cor negra.
2. Os textos coadjuvantes, de outros autores e latitudes - mas confluindo directa ou indirectamente na mesma problemática, a do branqueamento da pele, problemática abordada neste diário em Fevereiro de 2006 -, foram ignorados.
3. O alvo da indignação tornou-se literalmente o psicólogo - descredibilizado a todos os níveis -, psicólogo que não descobriu, porém, a pólvora, pois o tema que tratou tem já muitos anos de reflexão um pouco em todo o mundo. Veremos no próximo número de que modo operou a desqualificação.
Assim, ficámos com dois fenómenos:
1. O estudo feito por Vera Cruz sobre percepções de crianças em relação à beleza.
2. As percepções dos leitores sobre o estudo de Vera Cruz.
A vida parece ser feita e refeita no sentido de que é menos importante para nós o verdadeiro do que o justo, o ser do que o dever ser. Prosseguirei.

5 comentários:

Reflectindo disse...

Prof. Serra, não concordo com esta sua afirmacão: "Tudo leva a crer que teriam preferido que a preferência fosse dada à cor negra." Li todos os comentários não vi onde a sua percepcão está expressa.

E agora o que o Prof. crê? que as brancas são mais bonitas que as negras? Desculpa, já me sinto obrigado a fazer este tipo de pergunta.

Carlos Serra disse...

Desculpe só agora responder, estive ausente. Escrevi "tudo leva a crer" e não algo como "existem evidências ou provas de que..." Não, não creio no que pensa que estou a crer. Aguarde a continuidade da série.

Reflectindo disse...

Obrigado pela resposta, Prof. Serra. Como a série continua, terei o tempo para escrever ou continuar a escrever sobre a minha própria percepcão ao assunto.

Anónimo disse...

Creio que, nesta postagem, o Professor não está a fazer justiça à generalidade dos comentários. Não me pareceu que houvesse uma apologia da beleza negra sobre as outras raças. Pareceu-me apenas que as pessoas estavam desconfortáveis perante a metodologia da pesquisa, a julgar pelos dados disponíveis.

Alguns sugeriram que era perfeitamente possível que, nos truques fotográficos do Doutor Vera Cruz, a "foto branca" da menina fosse efectivamente a mais bela de todas. Não por ser branca, mas porque saiu realmente bela dos truques. E perante um facto desses, nada de extraordinário que as crianças a achassem realmente bela.

Por outro lado, se esta possibilidade for real, ou seja, que a "foto branca" da menina negra saiu mais bela que as outras duas, poderíamos com razão suspeitar de enviesamento na pesquisa.

Finalmente, é natural que testes de beleza baseadas na raça firam as susceptibilidades de várias pessoas. Afinal, e parafraseando Mia Couto, cada pessoa é uma raça, sendo que os critérios de beleza independem da raça. É por isso que muitos pensam que este género de pesquisas possa estar destinado a FIXAR estereotipos.

Quando se titula por aí que crianças moçambicanas (como se a pesquisa fosse nacional) acham a raça branca mais bela, isso, indubitavelmente, contribui para estabelecer, consolidar e fixar velhas teses racistas.

Obed L. Khan

Reflectindo disse...

Só para vermos: estou escutando a reportagem do jogo entre Portugal - Suécia e eis que se diz que as moças suecas estão lá para distrair os futebolistas portugueses. Será que os futebolistas suecos não homens? Será que as moças portuguesas não são tão lindas como as suecas?

Tenho 100% de certeza que as suecas não estejam lá para distrairem os portugueses.