16 outubro 2007

Novo Ministério

Por decreto presidencial, surgiu um novo ministério no país, o da Função Pública, com uma ministra, Vitória Luísa Diogo. Foi extinta a Autoridade Nacional da Função Pública, criada o ano passado (Rádio Moçambique, noticiário das 19.30). Teremos, assim, um ministério de raiz, com edifício a encontrar, quadros e carreiras a preencher (incluindo, claro, motoristas e agentes de segurança), salários a pagar (creio que há pelo menos um vice-ministro nomeado, não pude registar correctamente este detalhe), mobiliário, energia e água a consumir, suporte técnico e logístico, viaturas, combustível, etc. O que fará o Ministério da Administração Estatal, por exemplo? (cartoon extraído daqui)

13 comentários:

Anónimo disse...

Lamento imenso. Temos um Presidente muito mal aconselhado. Para mim esta nao eh a melhor solucao?? Qual sera o papel da administracao estatal?

Eh, cometeu-se uma iligalidade, e a melhor maneira de contornar foi legalizar a ilegalidade.!!!

O PAIS DO REMENDO!!!

pp

Carlos Serra disse...

Tb me estou a interrogar sobre o que fará agora o Ministério da Administração estal, tal como me interrogo, ainda, sobre qual o real papel dos administradores das cidades quando temos presidentes de municípios. Imagino quanta gente não vai ser necessária para pôr de pé o Ministério da Função Pública, quantos meios, etc.

Unknown disse...

E para quando um Ministério da Desburocratização?...

Carlos Serra disse...

Entretanto, acabei de acrescentar algo à postagem.

Anónimo disse...

Guebuza tem em agenda mais quatro Ministerios:

1.Ministerio da Luta Contra Pobreza
O PR devia pensar em converter a FUndacao do Yaqub Sibindi a Ministerio. Ele que tantos favores tem prestado a Frelimo.

2. Ministerio da Revolucao Verde

3. Ministerio do Deixa Andar

4. Ministerio das Accoes Empresariais

Este presidente, sera que ainda tem quem acredita nele???

Reflectindo disse...

Bem, meus senhores, não sei se temos que dizer sempre que Guebuza é mal aconselhado ou temos que concluir que ele é mau PR e o pior Presidente da República que jamais tivemos. Há coisas que ele não pode apenas depender de assessores, mas pessoalmente pensar pelo que ele faz. Esse é um ponto.
O segundo ponto, penso eu, tudo se deva ao povo (eleitores) que não sanciona este tipo de esbanjamento e favoritismo, porque isto é quase que dizer que muitos membros do partidão terão que ter postos altos.
O terceiro, se deve a uma oposicão e toda ela que aparentemente segue as pistas do partidão - é mau sinal. Quantas vezes se grita em Mocambique que a oposicão devia sentar-se e trabalhar arduamente, projectando uma alternativa a esta governacão que só esbanja? E o que se nota, não são ainda palavras vazias? Não entendo, por exemplo, que o governo sombra da Renamo, não seja capaz de nos apresentar uma alternativa clara...

Anónimo disse...

Eu creio que a FRELIMO arriscou demasiado em Guebuza. Para alem dos negocios, Guebuza nunca antes demistrou qualidades de Lideranca Politica. Comeca aqui a sobressair as razoes de ter sido encostado por Samora e ignorado por Chissano. O cara pura e simplesmente nao da.

Mas nao pensei que ele nao sabe disso.Ele sabe-o perfeitamente, por isso eh que assenta a sua decisao nao numa analise individual, na racionalidade mas sim nos que o ladeiam. E infelizmente, esta ladeado de caras ocos.Esta eh a mais pura e lamentavel verdade, porque se assim nao fosse nao estaria cometendo asneiras atras de asneiras.

Sabendo o PR da importancia da eleicoes, porque por exemplo permitir a cagada que ta acontecendo?? Legalizando uma Ilegalidade, que exemplo este PR quer dar? depois das questoes dos paios, que mas este PR esperava??

e agora..eh o Governo do Primos, dos Cunhados, dos Irmaos..e das Irmas, filhos deste e daquele no Banco Central. Pena, muito pena, Yaqubi Sibindi esta trabalhando tanto contra a oposicao, ofereceu dinheiro para o congresso..e ninguem o olha!!!

Mas, isto eh culpa do povo!!! agora toma uki pediram.

lelo

Reflectindo disse...

E não se tratou da criacäo de um ministério, mas de dois novos ministérios. O da Casa Civil...

Anónimo disse...

Que falta de oportunidade!

Sinceramente tb nao percebeu porque cargas de água é criado o Ministério da Função Publica! Séria importante saber Porquê!!! Porquê tudo é feito sob o joelho? Como é que essas decisões são tomadas? Esse ministério vai fiscalizar os outros ministérios? Quais são as suas competência e atribuições? A Alta Autoridade da Função Pública foi criada a bem pouco tempo, nem tempo teve para amadurecer e logo é transformado em Ministério e os seus quadros superiores sao espalhados pelos outros ministerios, destruíndo o sincrunismo, que eventualmente ia-se criando.

A criaçao de um Ministério, como bem disse o prof., equivale ao aumento da despesa pública. Será a medida mais correcta num pais que precisa de mais investimento publico?

Para mim, algo anda muito mal neste país! O país não precisa de mais ministéros (se calhar menos ministerios). O país precisa de trabalho de verdade! Os ministérios neste país estão conotados pelos deixa-andar, relaxamento, mordomias, alteza etc...o preseidente a caba de tomar uma pessíma decisão...o que diz a oposição? Se calhar nada lógico....

Anónimo disse...

Que abismo presidencial!
Sinceramente,não vejo a lógica disto tudo. Por um lado Guebuza nos aconselha a poupar e por outro, ele dá licções de esbanjamento governamental, criando ministérios mesquinhos. Coitado do Lucas Chomera!
Jorge Saiete

Anónimo disse...

> Alguém deve ter convencido Guebuza de que a produtividade presidencial se mede pelo número de Ministérios criados e nomeações de ministros e vice-ministros.
> Por outro lado, para Guebuza, a importância do Governo, de que também é presidente, é proporcional ao número de vassalos.
> Quanto ao haver ou não cabimento orçamental para as despesas inerentes, isso é de somenos importância: mais ou menos défice, que importa.
> Que falta de sensibilidade para os problemas estruturais do país!
FM

Ivone Soares disse...

Estes senhores(des-governantes) estão a saquear Moçambique!

Anónimo disse...

Os esbanjadores do dinheiro do estado tem historia. ja fizeram isso no passado e continua.

No passado vimos avioes a gastar combustivel para levar pessoas para reeducacao do sul e centro para o norte. do norte regressavam vazios so com os membros da comissao e o chefe da operacao producao. Tanto dinheiro que nunca foi justificado.

Hoje gasta=se rios de dinheiro para fazer digressoes do Maputo ao rovuma e do zumbo ao indico numa otentica campanha que paraliza a provincia e distrito visitado. O outro dinheiro e gasta na implementacao das decisoes adhocs que nao estao no plano.

O cenario se repete ao nivel da provincia. A primeira dama nao fica atraz. gasta o que pode nas suas visitas para reforcar e controlar as visitas anteriores e o programa quinquenal. Enquanto isso, os funcionarios do estado nao tem recursos para fazer visitas de monitoria e supervisao do tal plano quinquenal.

As decisoes sao tomadas sem ponderacao porque nao se ocupa o tempo em fazer refleccao sobre questoes estrategicos para uma tomada de decisao correnta. Disperdica-se o tempo a exibir riqueza aos pobres e obriga-los a bater palmas em aplauso.

Hoje a correccao de ilegalidades estao a custar tanto dinheiro para salvar a cara de mau gestor e lider teimoso.

o povo tem inteligencia e os puxasacos sabe disso. tenho dito