10 setembro 2008

Brasileirando a alma (15) (continua)

Lá estive eu durante cerca de 15 minutos, neste belo fim de tarde aqui em Brasília, Núcleo Bandeirante, observando o trabalho dos catadores (tema regular nas pequenas coisas que escrevo sobre o Brasil). Dois jovens, ele e ela. Ela recolhe das latas de lixo o que seja comestível; ele recolhe tudo o que seja cartão. De vez em quando o rapaz coça o cabelo, ela ajeita o lenço negro na cabeça. Dialogam vez que vez, de forma breve. Terminada a tarefa nesta lata de lixo, lá embarcam na carreta, puxada pelo obediente cavalo. O que deitamos fora, por eles é aproveitado. Pena eu não ter tempo para estudar todo esse mundo, para seguir as histórias de vida.

13 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Carlos Serra, não seria de bom tom informar aos seus leitores que as eleições em Angola foram consideradas livres e justas? Não seria de bom tom informar que o MPLA está a ganhar com mais de 81%? Por último, não seria de bom tom informar aos seus leitores que a UNITA reconheceu a sua derrota e reconheceu a justeza do processo eleitoral?

Forças poderosas, sobretudo da Europa, exploram até à exaustão qualquer percalço político, económico, social e até natural de África. O objectivo parece ser focalizar só nos aspectos negativos que acontecem nos nossos países. Parece que o objectivo final é demonstrar que os negros são uns incapazes e, ainda por cima, são corruptos. Pretende-se demonstrar, tudo parece o confirmar, que os negros não estão preparados para se governar.

Todas as boas coisas que acontecem em África não são notícia. São silenciadas.

Estranhamente, nos nossos países há compatriotas que alinham nesta visão enviesada do nosso continente. Nos seus escritos não há nada de positivo. Os seus jornais e os seus blogs são uma selecção de tudo o que anda mal em África.

Senhor Carlos Serra, eleições pacíficas num país irmão não são notícia? Não é algo a celebrar?

Só arranjaria espaço no seu blog no caso de haver uma carnificina em Angola? Ou no caso de que a impugnação irresponsável da UNITA perdurasse?

Racismo não é só quando se diz que uma raça é inferior a outra. Há racismo quando, de maneira sistemática, se procura demonstrar que nada de positivo pode acontecer num país africano. Há racismo quando as coisas boas de África são silenciadas e as coisas más são exageradamente amplificadas.

Tenho a impressão de que, no geral, os brancos moçambicanos alinharam neste olhar racista e negativista do nosso país e do nosso continente.

Guidion Massango

Lisa disse...

:-(
E são felizes, com pouco mas acredito felizes..

Lisa

Anónimo disse...

BOA!!!

Caro Guidion,

Assino por baixo. Faço minhas as tuas palavras.

C.B.

Anónimo disse...

PROFESSOR SERRA DESCULPE-ME SE EU ESTIVER ERRADO.

ESTE DIÁRIO JÁ ESTAVA CONQUISTAR MUITO ESPAÇO SEMPRE TINHA MUITOS COMENTARISTAS, MAS ULTIMAMENTE NÃO TRAS NOVIDADES POR O SENHOR SER CENTRALISTA, QUANDO VIAJA JÁ NÃO TEMOS ASSUNTOS INTERESSANTES DO PAÍS POR QUÊ NÃO TER UM ASSISTENTE? MESMO QUE SEJA UM ESTAGIÁRIO PELO MENOS COLAR JORNAIS NESTE ESPAÇO?
OUTRA COISA NÃO MENOS IMPORTANTE É DO CONHECIMENTO DE TODOS QUE EM NOSSO PAÍS O ACESSO A ESPAÇOS COMO ESTE É DE MAIORIA DE ESTUDANTES E AS CLASSES "A ,B e C" PROFESSOR PODERIA COLOCAR MAIS TEMAS ECONOMICOS, SOCIAIS, ESTUDANTIS ENTRE OUTROS. A POLITICA SERIA ULTIMO CASO, EU ACHO QUE POSTERIORMENTE ESTE ESPAÇO PODERIA SERVIR PARA PESQUISAS COMO DIÁRIO DE UM SOCIOLOGO ACREDITO QUE AS PESSOAS MAIS INFORMADAS ESTEJAM ESPERANDO DE ALGO BEM DIFERENTE PARA SUA VIDA PROFISSIONAL.

Lisa disse...

Sinceramente as pessoas já não podem viajar ou fazerem uma pausa que lá vem criticas.

Lisa

Anónimo disse...

Boa leitura amigo Guidion. E para Lisa, a crítica de Guidion não tem nada a ver com a viagem do Professor Carlos Serra. tem a ver com tendências gerais do seu blog. Em África não acontece nada de bom. Em Moçambique muito menos. Nisso ele não está só. É a tendência da generalidade da imprensa europeia. Claro que isso é racismo. Ou no mínimo paternalismo. A mensagem é "bastou nós sairmos que aquilo entrou em desagregação. Disseram que queriam independências mas são incapazes de pôr os seus países direitos".

Isso pode não ser consciente. Mas não é menos racismo por isso. O racismo está muitas vezes no subconsciente das pessoas. O silêncio sobre as coisas positivas que acontecem nos nossos países é propositado. Se os angolanos se estivessem a matar teríamos postagens com várias adendas, ao jeito das manifestações de 5 de Fevereiro.

Aquele género de manifestações, naturais e frequentes mesmo em países do primeiro mundo foram apresentadas como o início do descalabro de um sistema corrupto.

Anónimo disse...

Lisa não entenda mal o anónimo, este comentario é muito rico eu acredito que se uma pessoa de boa vontade ler o comentario pode ajudar o Professor financeiramente para ter outra pessoa que possa actualizar o DIÁRIO em suas ausências OK!

Lisa disse...

Agora sim gostei do tom dos ultimos textos.
Mas não retiro o que disse porque pareceu-me haver um certo desconforto nas palavras dos textos.
Lisa

Carlos Serra disse...

Ao leitor anónimo que se mostra desgostoso pela ausência de notícias da nossa terra aqui: agradeço a preocupação. No entretanto, tem jornais online e blogues - alguns dos quais estão listados nos meus elos do lado direito deste espaco - que podem preenchar a sua preocupação com muito maior propriedade do que eu.

Anónimo disse...

Prof. Carlos Serra, porquê é que não posta nada sobre as eleições em Angola. Quando foi do caso zimbabweano, haviam entradas diárias reportando sobre as inconstitucionalidades, atropelos a Lei, perseguição da oposição, fraude..., etc, perpetrados por Mugabe.
Porquê, agora, não há sequer uma postagem sobre Eleições angolanas?
Quanto a assistente de Blog, isso me parece não fazer nenhum sentido, pois o Blog é um espaço de reflexões pessoais. não é jornal. se ha alguém disponível para ser assistente deste Blog, melhor é criar seu blog, e apresentar suas reflexões.

C.Banú

Anónimo disse...

Professor, porque não posta nada sobre Angola? É por lá estarem a acontecer coisas positivas? Se fossem desastres políticos postaria?

Obed L. Khan

Anónimo disse...

RECISMO, POIS CLARO!

Anónimo disse...

Ó Obed Khan, pelo menos a sua última pergunta ja está respondida.
Agora que se aventa a possibilidade de as eleições em Angola constituírem um perigo para a Democracia naquele país, o prof. Serra postou algo. Veja a recente postagem que ele colocou.

C.Banú