05 maio 2010

"Tens que ter cuidado"

O semanário "Magazine Independente" com data de hoje exibe na página 2 um trabalho com o antetítulo "Destinados ao pagamento de brigadistas no registo de crianças" e o título "Director de Justiça de Tete acusado de desviar fundos" - um tema que foi publicamente aflorado e denunciado num comício com o presidente Guebuza.
O jornalista José Pantie, autor do trabalho, foi ouvir o director em causa, Sr. Marcos Cumbana.
No lado direito está o início da conversa entre ambos, no relato feito por Pantie.
Comentário: quanto mais pequena for a terra, maiores as dificuldades de expressão dos jornalistas. Mas estamos perante um jornalista corajoso.

6 comentários:

Anónimo disse...

Se esta for a verdade, o dirigente tem memória curtissíma, pois o anterior governador cometeu o mesmo erro. É pena, que este tipo de gente, mancha toda uma classe, como foi o caso do administrador chefe de Muecate. "O Estado é meu".

Carlitos Cadangue disse...

EU TAMBEM JA SOFRI

Professor, eu acredito com o que disse na sua adenda. Eu fui primeiro jornalista (do Escorpiao) a dispoletar o caso do Rombo Financeiro de cerca de 4 milhoes de meticais por 5 funcionarios das Financas em Manica ora afectos ao Departamento de contabilidade pública.
Professor, nao queira imaginar por que passei depois de publicar o artigo. Os familiares dos tais funcionarios vieram em minha casa localizada em Gondola com promessas de me matar. Na altura o meu pai ficou bastante irritado e quase que me mandava embora de casa.
Só ha 3 semanas que respirei de alívio quando apercebi-me que ja foram condenados devendo todos eles cumprir a cadeia e indemnizar ao Estado.
Mas mesmo assim fico com medo de voltar a Gondola, de onde saí a 2 meses.

V. Dias disse...

A ser verdade, é muito triste de se ouvir!!!

O anterior director de Justiça de Tete, que antecedeu o actual, por sinal que mais tempo ficou naquela direcção (mais de 20 anos) até "cair" a "dinastia Chissano" encontra-se preso, condenado a 7 anos de prisão por roubo e arrogância...

Este, o actual, ao invés de aprender com o passado, toca a fazer o mesmo, a maltratar o povo. Eu já avisei, o povo nhungue não brinca.

Apenas nos inclinámos perante a bondade. Avisei.

Zicomo

PS: José Pantie, parabéns pela coragem. A gente se vê em breve.

Reflectindo disse...

Ildefonso Muanantatha e Adelino Fábrica são apenas uma gota de água no oceano. Ora se muitos chegam lá onde lá onde chegam graças à arrogância, ao autoritarismo, ao compadrio e até à corrupção ou à capacidade de roubar que mostram ter, o que esperamos deles?
Quando se clama por meritocracia ou honestidade não há razão?

Lembram-se por exemplo que quando Adelino Fábrica chegou a Muecate vindo de Memba, foi recusado pela população?

Por acaso, acredito que os jornalistas, a liga dos direitos humanos, alguns compatriotas estão redobrando o esforço para evitar que a arrogância atinja o auge ou para que pequeno ditador se torne grande.

Caro Carlitos Cadangue, acredito que os predadores não gostam nada de vocês porque é só com denúncias públicas e insistência de jornalistas que sentimos que se age contra eles. É só vermos que cada sector tem inspectores, mas quanta roubalheira foi condenada a partir duma accão da inspeccão?

ricardo disse...

Esta dialectica governativa e a mais recente deriva do Caciquismo-Cientifico.

"...Lideres e chefes podem ter as mesmas funções, mas na hora de entrar em acção um é o oposto do outro.
O chefe manda, e o lider pede.
O chefe obriga a fazer, e o lider faz com que as pessoas queiram fazer.
O chefe da prioridade para o que é importante para ele, o lider sempre encontra uma solução que atenda as necessidades de todos.
O chefe é chefe porque foi nomeado ou porque é dono do negocio, ja o líder é líder porque seus seguidores o escolheram.
O chefe sempre tenta impor respeito, enquanto o lider conquista o respeito de todos pela sua personalidade e caráter.
O chefe critica quando algo da errado, o lider sempre da apoio e busca uma solução para o problema.
O chefe se mostra superior, enquanto o lider trata todos com igualdade.
O chefe tenta amedrontar seus subordinados, ja o lider motiva todos a serem o seu melhor e encontrarem a verdadeira felicidade naquilo que fazem.
Não é a toa que os chefes são odiados e os lideres são admirados.
E para quem pensa que só é preciso ser um lider quando se esta a frente de um grupo de pessoas esta muito enganado. Para ser bem sucedido em qualquer area da nossa vida é preciso em primeiro lugar aprendermos a ser o nosso próprio lider, ser o proprio motivador, o proprio guia.
É muito importante se espelhar em grandes lideres, mas não tente viver a vida deles, viva os seus proprios sonhos e torne-se o melhor que você possa ser em sua vida..."

Cuidemo-nos do chefes. Respeitemos os lideres.

E sejam lideres, ao inves de chefes!!!

Reflectindo disse...

E se os aspirentes a líderes quisessem ler o que o Ricardo escreveu ou mesmo consultasse na internet para auto-formacão??
Mas são poucos os que querem ser líderes senão chefes para mandarem e mandam mesmo.
No nosso caso, até há muitos que procuram dizer que os africanos gostam de chefes e não líderes - uma mentira.