23 maio 2010

Santos de casa não fazem milagres? (8)


Mais um pouco desta atrasada série.
Talvez se possa colocar como hipótese a de que há gente que, nas diferentes instâncias do nosso desporto, está firmemente convencida de que a boa vontade, a ginástica regular, um mister bem estrangeiro e umas pitadas conselheiras de vovoísmo bastam para assegurar bons resultados, por exemplo no futebol.
No que me concerne, defendo que deveria haver uma íntima ligação entre as equipas, os treinadores e a Faculdade de Ciências de Educação Física e Desporto da Universidade Pedagógica. Objectivo: conhecimento aprofundado e sistemático do corpo e a ampliação da sua produtividade e da sua saúde.
Imagem reproduzida daqui.
(continua)

5 comentários:

Abdul Karim disse...

Podiamos contratar o Mourinho, ganhavamos de certeza,

Ele ate era capaz de dar um desconto, sao sempre os "mambas"... depois Mourinho garante Vitorias,

Mas mais aserio, enquanto nao decidirmos trabalhar a prata da casa, em prespectiva de Longo Prazo, dificilmente havera milagres, no futebol em Mocambique...

O problema de resultados, 'e generalizado em Mocambique, so os Bancos 'e que apresentam resultados muito positivos , ate conseguirem ser os mais lucrativos do mundo.

'E business,

No ultimo jogo as nossas "cobrinhas" foram esmagadas por 6-1 !

Eu vou montar uma equipe de futebol.

V. Dias disse...

Desde que me renunciei ao futebol como um dos meus desportos favoritos, vão já cerca de 15 anos, porquanto, devido as derrotas sucessivas dos meus então clubes de estimação, nomeadamente o Costa do Sul (Moçambique) e o Benfica (Portugal) e mais tarde dos "Mambas", nunca mais acompanhei à sério fosse o que fosse sobre o futebol.

Porém, não iria ofender a ninguém, creio, se o Governo moçambicano suspendesse por 10 anos a actividade dos "Mambas" e de outras modalidades que, ao invés de engrandecer o país, coloca-lhe na cauda como se fôssemos fechadura de uma pousada.

Não é o técnico x ou y que pode alterar os resultados dos "Mambas" é toda uma equipa em volta que já demonstrou caducidade. Ora vejamos: a FMF nos últmos 10 anos não trouxe novidades ao país. Os "azares" multiplicam-se. Os jogadores queixam-se de que só são acarinhados nas vésperas dos jogos, depois deles são iguais, macambúzios. Estamos mal.

Solução: Trabalho de base. Mais vale perder horas, dias, meses, anos a formar homens, jogadores, do que lançar os que já temos para nos trazer resultados catastrofícos. Samora não teria gostado nada disso. Uma equipa de jovens de Tete ganhou ontem, salvo o erro, em Xai-Xai, pois é, não irá merecer nenhum tipo de apreciação de quem vela pelo desporto.

Como querem ganhar títulos se os cavalos com quem conta já mudaram de pala 100 vezes?

Zicomo

Abdul Karim disse...

Concordo contigo 100%, compara resultados Viriato,

Sem trabalho de base, levamos 6-1 ! ou seja 7 golos no jogo, com comores ou lesotho que ja nem sei,

Com trabalho de base, batemos 7-0 ! tambem 7 golos num jogo tambem , mas todos golos nossos ! e nao foi com comores nem com lesotho !

Foi no campeonato do mundo de projectos sociais desportivos, 2007 na Noroega contra equipe da casa, em casa deles ! E nao foi falta de respeito, porque batemos com respeito ! e treinador , jogadores e dirigente todos so nacionais nossos !

Sensacao do campeonato de 42 equipes do mundo, por ter perdido com Rosemborg 1-0 nos quartos de final, Rosemborg campeao da Noroega !

Nao brincamos em servico, so que nao dao autorizacao pra montarmos nossa federacao, tem que ser esses caducos, pra caducarem tudo ! caducaram essa equipe vencedora tambem !

Agora veja o Brasil, pegou no nome futescola, no Logo futescola e imitou la o projecto, porque estava ca um brasileiro de olhos postos no sucesso do projecto mocambicano.

Esta imaginar o que se perdeu, por causa desses caducos ai da FMF ?

ricardo disse...

Porque afinal, Abdul Karim, ainda ninguem se lembrou de dizer que o desporto - e o futebol em particular - e arremesso politico para muitos que se candidatam a voos mais altos...

No caso concreto das nossas federacoes desportivas, a filiacao partidaria no PARTIDO tambem conta. Cito de memoria as federacoes de Futebol, Basquetebol, Atletismo, Voleibol, Boxe, Natacao e de Tenis. Algumas Federacoes de Artes Marciais tem sido excepcao, todavia -se calhar por isso - sobrevivem de carolice e com mensalidades dos atletas. Mesmo assim, sao as que melhores resultados desportivos tem trazido a Mocambique. Finalmente, no Comite Olimpico Nacional, nem vale a pena falar, porque fica-se rouco.

Como se ve, o nosso desporto e um micro-cosmos que reflecte a sociedade em que se baseia.

Abdul Karim disse...

Concordo Ricardo,

Mas tambem lamento, o "sistema" 'e que determina a sociedade em que vivemos, e no nosso caso, vendo com muita calma, quem mais perdeu foi mesmo o governo.

Obviamente que os miudos voltaram pra lixeira do Hulene, e isso doi-me quando olho pra traz, mas la no fundo tenho a consciencia que fiz o que pode, e voltarei a fazer quando o governo achar que me tem que dar opurtunidade para tal,

Os meritos do meu trabalho sao sempre e tambem da minha equipe de trabalho, quanto ao reconhecimento e pretigio ja o tenho ao mais alto nivel intelectual mundial, e deponibelizar o meu talento para o meu pais 'e algo que considero meu DEVER, por isso tambem trabalho aqui neste Melhor Blog do Mundo, com um Professor que considero Brilhante na sua area de intervencao,

Agora reconhecerem o meu trabalho, a nivel nacional, acho muito dificil, francamente ja nao espero muito, pois ate compreendo as pessoas que insistem em nao NOS reconhecer, afinal na optica deles, reconhecerem os NOSSOS feitos, 'e na realidade reconhecerem implicitamente o falhanco deles.

'E pobreza espiritual, e concordo com pr ai, pois os "ricos" mocambicanos sao tao pobres espiritualmente que nao conseguem nem simplesmente comprender o choro duma crianca esfomeada, assim como sao incapazes de sentir-se felizes no sorriso duma crianca saudavel.