21 maio 2010

Postagens na forja

Eis alguns dos temas de postagens que, progressivamente, deverão entrar neste diário a partir da meia-noite local:
* Genéricos: Vigiar e punir

* Séries: Os desmaios femininos na Quisse Mabota (5); É nas cidades do país (8); Os vasos capilares do poder político (7); Ciências sociais e verdade (8); Santos de casa não fazem milagres? (8); Já nos descolonizámos? (9); O que é Moçambique, quem são os Moçambicanos? (8); Moçambique dentro de 30 anos (série) (5) (recordar aqui e aqui)

3 comentários:

ricardo disse...

Professor,

Sem pretender desviar as atencoes da Quisse Mavota. Mas tem estado a acontecer um outro fenomeno preocupante que tambem vai virar outro Mito Urbano.

Em tres bairros suburbanos de Maputo, sendo um deles o Guava, tem estado a ser assassinadas pessoas (a media de 2 ao dia) a catanada, por um grupo de malfeitores denominados "Zorro" que, a moda dos Tontons Macoute do Haiti, actuam na calada da noite.

Tanto que, a populacao decidiu instituir um auto-recolher obrigatorio logo que a noite cai. E a PRM tambem se mostra incapaz de conter a situcao.

P.S.

Partilho a opiniao da Lidia Gouveia. Ha muito doente mental espalhado por ai, sem ser oficialmente maluco. Ha muitos factores sociais e ate geneticos que propiciam a auto-combustao social por pequenas fagulhas. O interessante e ver o modo como um BOATO se amplifica que ao fim de uma semana, toda a gente ja acredita nele.

Por isso, na Quisse Mavota (e muitas mais outras que certamente se lhe seguirao), estramos perante um "cocktail" de actores onde uns, sao efectivamente doentes mentais graves e outros, doentes mentais mais subtis, mas com capacidade de liderar tumultos.

Assim foi com o PAPAO nigeriano, que na cidade da Beira perdeu a sua nacionalidade em favor de fotografia e nome proprio estampados no edificio mais emblematico daquela urbe.

Dixit

Carlos Serra disse...

Se tiver mais informação sobre o "Zorro", agradecia que a deixasse aqui. Obrigado.

ricardo disse...

O jornalista Gervasio de Jesus da RM sera a fonte a explorar, a avaliar pelas noticias que foram amplificadas hoje pela RDP AFRICA, onde se reivindica o alastramento do fenomeno "Zorro" a outros bairros suburbanos de MAPUTO, para alem do Guava, onde os linchamentos sao tambem frequentes.