25 maio 2010

"As Formas Africanas de auto-inscrição" - a propósito do Dia de África


A propósito do Dia de África a comemorar hoje, um excepcional texto de Achille Mbembe com o título em epígrafe a conferir aqui. E, a seguir, o Hino de África:

6 comentários:

Linette Olofsson disse...

Continente Africano é a area menos desenvovida do planeta e a de maior desigualdade social.

Grande Continente e cheio de problemas!
Mesmo sendo rico em minerais e petróleo, a maioria dos africanos vivem em extrema pobreza e com mais 40% sem acesso ao líquido precisoso; a agua!

A Grande alegria!

A realização do Mundial 2010 é sem dúvida um marco histórico para o Continente Africano, cujo o lema das comemorações é:
"Construir" e consolidar a Paz através do Desporto.

Devemos todos trabalhar e constribuir cada um a sua maneira e medida, para diminuir as desigualdades sociais gritantes no continente, apostando na melhoria do acesso a saúde, educação, igualdade de opurtunidades,direitos cívicos, político e sociais, acesso ao conhecimento, as novas tecnologias de informação e comunicação para melhor poder-se comunicar com o Mundo Global.
Não esquecendo da juventude...
Abrindo-lhes as portas para a criatividade e inovação.
Feliz dia de Africa

Abdul Karim disse...

"Não esquecendo da juventude...
Abrindo-lhes as portas para a criatividade e inovação."

SIM, Linette.

Feliz dia de Africa e desejo de uma Africa livre de pobreza.

V. Dias disse...

Duas saidas para este continente avançar:

1. Multiplicar mais Mugabes (afastando os indomáveis das riquezas do continente);

2. Acabar com os corruptos, estes sim, criam a dependência deste continente. Ontem militantes de barriga vazia, hoje lacaios dos indomáveis e PATRÕES. Que vergonha.

Zicomo

Anónimo disse...

Os fascistas discipulos de salazar e mugabe. e nos temos de osaturar????????!
Joao Atento

V. Dias disse...

João Atento,

Porque assina com nome legível (ainda que fictício) ouso lhe responder:

1. Um dia desses, no ano passado, revoltei-me contra o facto da SIC, TVI, RTP andarem a informar, quase todos os dias, muitas horas de antena, sobre os tornozelos de Criano Ronaldo! Alguém, que me leu, porque, modesta à parte, sou lido no mundo inteiro onde este Diário chega (recebo fedeback) disse-me o seguinte: "Se o Sr. Viriato Dias é contra os tornozelos de Cristiano Ronaldo antão escusa-se de assitir a estes canais." De facto, é o que fiz.

Tudo isto para lhe dizer o seguinte meu caro 'chamuale' João Atento, ou terá de suportar os meus gostos (débitos) contrapondo, opinando, concordando, ou então, - mas nunca apelando às pessoas para o boicote dos meus débitos, porque não vai conseguir mesmo - ignorar e fazer de contas que não viu, que eles não existe, que nada lhe dizem.

Caso contrário, 'chamuale' João, é você quem está a entrar no circulo e não eu. Eu já fui pintado várias vezes de macaco e agora ascendo ascender à categória de tigre. Veja só!

Zicomo

ana ramos disse...

Salvé Africa!

Que Deus muito abençoe a minha terra Moçambique, em especial! Que seja sempre livre, bela, mui amada e bem tratada por todos os moçambicanos!