29 maio 2010

Da "mhamba" à lotação das salas de aulas

Enquanto hoje há uma cerimónia chamada mhamba para apaziguar supostos espíritos irados na Escola Secundária Quisse Mavota, surgiu uma nova análise que procura as causas dos desmaios no social e não fora dele: "(...) uma outra pesquisa efectuada pela Técnica Engenheiros e Consultores, no âmbito da sua responsabilidade social, concluiu que uma das razões dos desmaios é a lotação das salas de aulas associada ao fraco nível de arejamento destas, e como consequência a qualidade do ar e o ambiente térmico estão comprometidos." O estudo aponta ainda a necessidade de se fazerem testes à qualidade da água. A conferir aqui.
Adenda: entretanto, recorde o seminário que o CEA vai realizar próxima semana, aqui. E siga a minha série com o título Os desmaios femininos na Quisse Mavota, aqui.

1 comentário:

Reflectindo disse...

Se apostamos em ciências me orgulho de meu Mocambique, mas é curandeirismo me envergonho.

Como podemos aceitar que há espíritos raciais e os negros são contra o que é feito pelos negros?
Se a escola secundária Quisse Mavota fosse construida antes da independência como se seria a interpretacão.

Continuo perguntando se em toda área onde a cidade de Maputo (Lourenco Marquês) se estende não havia cemitério? Quando falo de Maputo é como falando de outras cidades.

E porquê Ngungunhana, Nkuttumunu, entre outros, não fizeram desmaiar os colonialistas? Não terias sido fácil para independência.

Este assunto não é estatal.

Isto indica quão o nosso ensino não está virado para dominar a ciência. Sinto-me muito mal quando apercebo que compatriotas com um ensino superior aceitam sem questionar que há espíritos negros que não que meninas negras estudem.

Mais algo com que eu concordo com Machel - a luta pelo desenvolvimento de Mocambique passa pelo combate ao OBSCURANTISMO. O erro de Machel neste aspecto foi confundir o que é crenca individual, parte das liberdades de cada cidadão.