27 maio 2010

Dois bois e dois cabritos para apaziguar espíritos

Dois bois e dois cabritos foram comprados pelo nosso Estado (governo da cidade de Maputo) para serem sacrificados em prol da paz, em cerimónia que, a realizar-se este sábado para apaziguar os espíritos causadores de desmaios em alunas (assim se acredita) na Escola Secundária Quisse Mavota, contará com a presença das famílias Mavota e Mabjaia. Notícia que me foi gentilmente enviada por AB e, depois, confirmada por um jornalista sénior da estação televisiva STV.
Adenda: sem comentários por agora.

11 comentários:

ricardo disse...

Prefiro iniciar o meu post com esta narrativa...

"...While recovering, Duvalier left power in the hands of Clement Barbot, leader of the Tonton Macoutes. Upon his return, Duvalier accused Barbot of trying to supplant him as president and had him imprisoned. In April, 1963, Barbot was released and began plotting to remove Duvalier from office by kidnapping his children. The plot failed and Duvalier subsequently ordered a massive search for Barbot and his fellow conspirators. When during the search Duvalier WAS TOLD THAT BARBOT HAD TRANSFORMED HIMSELF INTO A BLACK DOG, DUVALLIER ORDERED ALL BLACK DOGS IN HAITI BE PUT TO DEATH. Barbot was later captured and shot by the Tonton Macoutes in July, 1963. In other incidents, DUVALLIER ORDERED THE HEAD OF AN EXECUTED REBEL TO BE PACKED IN ICE AND BROUGHT TO HIM TO ALLOW HIM TO COMMUNE WITH THE DEAD MAN'S SPIRIT ..."


E ja la vao mais duas. Depois de identica cerimonia com a presenca de Guebuza e dos curandeiros da zona, ai vai mais uma para enriquecer o nosso reportorio.

Parece que a primeira "enguicou". Ou foi amaldicoada pelo Quisse Mavota!

Isto e apenas a confirmacao do que eu disse antes. Vide os meus posts anteriores.

Obscurantismo como politica de Estado e ja a pensar nas proximas eleicoes...

A confirmacao que o Duvallierismo ja se apossou dos nossos actos de governacao.

So quero ver quantos cabritos mais irao para purificar com o seu sangue as escolas de Ndlavela e Magoanine que tambem ja tem desmaios femininos.

E claro, muitas pancas para encher com os comes e bebes da ocasiao.

Pois, pois...

Anónimo disse...

Nao pode ser verdade. O que e que as criancas dessa escola e de outras vao aprender como licao da vida, ciencia ou o que Samora chamava de obscurantismo? Nao estou a dizer que nao se deva respeitar as tradicoes e a nossa cultura mas estamos a ir longe demais. Daqui a pouco os preguicosos que nao querem trabalhar vao dizer que estao desgracados por causa dos espiritos, o Dlakama vai dizer que a Renamo esta a dar as cambalhotas que estamos a assistir por causa dos espiritos, os camaradas vao dizer que a corrupcao tambem e por causa dos espiritos....parece que ja esta a pegar moda. Nao me admira que se faca um despacho a dar passagem automaticas as miudas que desmaiaram, afinal de contas perderam aulas enquanto desmaiadas por causa dos espiritos...

ana ramos disse...

A riqueza de um País também é a sua cultura, mas cuidado com o que queremos elevar! O governo e os moçambicanos ao elevarem este tipo de manifestações poderão incorrer num grave erro, sob pena das gerações futuras perderem a capacidade de desenvolverem uma mente sã, cognitiva e atenta!

Eddy disse...

"O que entendemos ser a nossa racionalidade parece ser amiúde acompanhado da crença na irracionalidade de outras formas de pensamento e de comportamento" Post 11 - Os desmaios femininos na Quisse Mavota. Mais não direi.

umBhalane disse...

Por agora, sem comentários.

Unknown disse...

Se fosse o Papa a dirigir a cerimónia pessoas de todo o mundo irriam marchar longas distâncias em busca da paz espiritual nesta escola e seria racional!

Kuphalha é um acto obscuro, cristianismo é acto de paz e moderna com deus. o mahomentanismo e budismo são crenças muito mais racional que não perigão de forma alguma as futuras gerações; os africanos são responsáveis. baniram estas práticas no lugar de estuda-las para acompanharem o desenvolvimento (in)racional de quem as pratica.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o que Ricardo escreveu.

Passamos assim as culpas da nossa incompetência aos espíritos do Quisse... Triste!

Chacate, o que escreves, Chacate?

AAS

Unknown disse...

AAS, pode ser mais claro?

ricardo disse...

Sr. Chacate,

Penso que a sua colocacao nao e ajustada porquanto, ninguem disse que o KUPAHLA deveria ser banido. Alias, a Escola em questao teve ja esta cerimonia no dia da sua inauguracao por Guebuza.

Assim como muitas outras por este pais fora.

Nem sequer e novidade descobrir que o famigerado Chauque, amante de casas de luxos e carros de potente cilindrada, levava um amuleto nas cuecas. E como ele, muitos dos nossos governantes tambem.

O que nao se compreende - e essa e a verdadeira conclusao - e que mais KUPAHLAS tenham de ser feitos, sempre que algo que a nossa va ignorancia nao conseguir naquela, ou nas escolas de Ndlavela e Magoanine, onde, como ja disse, tambem estao ocorrer fenomenos IGUAIS, embora nem paiol, nem cemiterio estejam por perto!

Mais, esta provado clinicamente que os actos em questao sao pura histeria derivada do stress do quotidiano das petizes. Quem for ao local, rapidamente percebera o porque. Alias, como investigador, estava esperancado que viesse defender o seminario que o CEA vai promover, como fonte primaria de esclarecimento desta situacao.

E nao, endossar um precedente que certamente passara a ser usado por muitos mandrioes para justificar o ocio, a incompetencia, o crime e a safadeza!

O que o Papa faz ou desfaz e com ele. Nao estou e a ve-lo a ir todos os dias a Palestina por exemplo, purificar (vista na dimensao da sua figura) os espiritos de judeus e arabes para ver se a paz se instala naquela terra...

Disse

belmiro disse...

LAMENTO o uso de fundos do estado para financiar actividades estranhas ao nosso sistema de ensino. é intolerável que um governo sem consultar ninguém saque dos cofres do estado dinheiro para comprar vacas, cabritos e quejandos para pôr um grupo de gajos a comer durante uma tarde sob pretexto de purificar uma escola. ...

A proposito: Esta rúbrica está prevista no orçamento do estado? não estamos perante um flagrante caso de desvio de aplicação de fundos do estado?

José Belmiro

Unknown disse...

Caro Ricardo, quero agradecer a forma educada que coloca o seu ponto de vista, de facto é honeroso e obviamente não viável. Porém a minha enquietação está relacionada com a nomenclatura que se dá a uma enventual cerimónia desta! "obiscurantismo" "charlataria" eu digo essas opiniões só servem para arrastar massas e nada de soluções, daí que aconsidero demagógia e hipócrita porque como bem diz estas práticas são quase que universais para os africanos. então por que raio vamos ignorar? Ainda pode haver razão!... os santos não são espíritos...

Quanto ao seminário da CEA é exatamente isso que quero no lugar de ignorármos as coisas sobre pretestos meramente hipócritas.