18 maio 2010

Os desmaios femininos na Quisse Mavota (1)

Alunas têm desmaiado na Escola Secundária Quisse Mavota, periferia da cidade de Maputo. O fenómeno não é novo. Pergunta: qual a causa ou quais as causas? Logo que dispuser de tempo (estou a dirigir um seminário no Centro de Estudos Africanos), prossigo a série.
(continua)

11 comentários:

Fijamo disse...

E um fenomeno Que deve ser estudado minunciosamente!!!

Ha Quem diga Que nao foram tomados em consideracao as cerimonias tradicionais no acto na implantacao da Escola!!!

ricardo disse...

Efectivamente Professor, nao e novo. Mais um caso de histeria coelctiva feminina, similar aquele que sucedeu nos Camaroes, tambem reportado neste blog.

Evidentemente, quando souberam que uma equipa da STV ia a caminho, os desmaios propagaram-se ainda com mais forca.

Havia audiencia garantida...

Unknown disse...

Se a memória não me trai já vi na Califórnia máquinas de filmar com capacidade para detectar fantasmas e vozes das mesmas (talvéz venha a deixar à luz algumas situações que por egnorância ou mesquissis prefirimos relegar a uma ciência grandemente limitada.

Como é que nos atrevemos a criar hipóteses como os desmaios estão relacionadas com a chegada da puberdade feminina, mestruações coisas do género, como se em outras escolas não houvesse raparigas na mesma idade?! no lugar de reconhecer que a capacidade ciêntífica tem limite...

Unknown disse...

Avaliando o elevado número de alunas que desmaiam, estou forçado a acreditar que tratam-se de réplicas ocultas. Provavelmente, africanamente falando, no local teria perecido uma adolescente que clama por rituais. Eventualmente não teria sido inclusa nas formalidades rituai dedicadas a Quisse Mavota.
Por outro lado, o facto de desmaiarem raparigas apenas, não deixa de ser um caso de estudo.

Anónimo disse...

Por que 600 meninas no México sofreram de histeria coletiva?

Professor, uma simples pesquisa no google para "histeria colectiva" pode dar informações preciosas para o que está a acontecer com as meninas da Quisse Mavota.

E isso pode ser feito por qualquer um que tem acesso à internet. Para os mais preguiçosos aí vai uma referência:

http://saude.hsw.uol.com.br/histeria-coletiva.htm

Desejo é que os nossos psicólogos façam um bom trabalho e que tudo acabe bem, e que as meninas se acalmem e regressem à escola que por sinal é muito bonita.

Anónimo disse...

Realmente alguns fenomenos nao tem enquadramento cientifico, como e o caso deste. nisto resta nos dar campo a outras formas do saber..."Kuphalha" ou "Mhamba" de modo a que se aclare e que se resolva o caso dos desmaios em massa particularmente femininos.

Anónimo disse...

Que capacidade cientifica com limites, qual que...Naturalmente e preciso pesquisar para saber o que se estara a passar. Sao varias as hipoteses (entoxicacao, anemia, excesso de carga horaria, epilepsia entre outras)mas nada de sobrenatural, sinceramente....

V. Dias disse...

Depois da "ciência" desconseguir detectar as causas, então fico defenitivamente com a ideia de que há aí fenómenos estranhos "macumbaria".

Zicomo

Tony disse...

Há muita coisa que cada um poderá relatar consoante a sua esperiência. Mas na verdade a realidade é uma: desde q foram retirados os restos mortais dos q jaziam naquele recinto escolar nunca mais foram recordados, mas nunca seria chato um dia a Direcção da Escola dar um informe p q todos alunos, professores e demais trabalhadores p q fossem fazer uma pequena oração naquele recinto escolar na presença da Ametramo como forma de cultuar a todos os antepassados q na altura ali descansavam. Voçes devem saber agradecer em tudo q é ofertado como forma de amor altruísta. Vejam no www.alicerce do paraíso volume I a IV. Tema: Mundo Espiritual e Mundo Material.

ricardo disse...

Eu nao acredito em fantasmas. E ja estive em inumeras situacoes em que se fossem outras pessoas teria ficado HISTERICO!

Como por exemplo, atravessar um cemiterio as 2 da manha.

Na verdade, metem-me mais medo os vivos do que os mortos...

Anónimo disse...

Eu acho que els tem é fome... Deveria-se analisar o problema das causas. Onde elas ficaram antes dos desmaios. Comeeram bem? Tinham bebido água suficiente, não estão anemicas? Tudo isto antes do psicologo e outras coisas...

MF