29 maio 2010

Novo costume

Nasceu um novo costume no ritual dos casamentos do Jardim do Namorados ao fim-de-semana na cidade de Maputo: cada cônjugue tem de esforçar-se em levantar o outro, posando para os fotógrafos. Ainda não consegui saber o significado. O problema é quando um dos cônjugues é avantajado. Aguardo uma ocasião para fotografar esse complicado acto.
Adenda às 16:03 de 01/06/2010: não creio que seja um costume as noivas tentarem levantar os noivos. Espero poder um dia fotografar o acto.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Professor, esse habito, o de levantar as noivas numa pose fotografica é antiquerrima. Na verdade, nao conheço nenhum casamento onde essa pose näo tenha sido ensaiada. Eu desconsegui de faza-la quando me casei pelos motivos qoe o Professor aponta. Era magrinho e a minha esposa de entao nem tanto. O significado: talvez um acto de posse e de força. As esposas nao têm de levantar os maridos, tanto quanto eu sei. Gabriel

Abdul Karim disse...

Bem no meu caso foi diferente,

Tive que carregar ela gravida de 8 meses, porque o medico proibiu de subir escadas, e elevadores ja nao funcionavam ha muito,

Eu morava no 9 andar, e tive que subir os 9 andares com ela no colo, com aquele barrigao,

Mas passado 1 mes, tornei-me pai duma linda menina, hoje com 17 anos.

Valeu a pena, foi um romantismo traumatico, foi uma prova de amor e forca, muito doloroso mas muito Macho,

Anónimo disse...

Sempre conheci esta forma de romantismo.
No entanto, era o noivo que levantava a noiva, até tiravam uma foto nessa posição, mas nunca assisti a nenhum casamento onde a noiva tivesse que levantar o noivo.
O meu marido, como eu só pesava 46 kgs., levantou-me muito rápidamente, depois queria que eu me sentasse com as pernas à volta do pescoço dele, para se tirar a fotogragia, mas não deu devido ao tipo de vestido que usei, mas ainda tenho a foto com ele a 'upar-me'.
A vida é feita destes pequenos gestos românticos e detalhes, isto é que nos faz sentir felizes e realizados, isto é o que nos consegue atenuar a mágoa ou dor nos momentos menos doces e dolorosos.
Maria Helena

Anónimo disse...

Pelo que entendi da postagem do Professor, o que configura o novo costume é o ritual em que cada um dos noivos tem de lecvantar o outro, isto é, o noivo levanta a noiva e por sua vez a noiva ao noivo. Se é realmente assim trata-se de uma inovação "sui generis"...quem sabe se é pelo advento da igualdade do gênero plasmada na Lei de Familia e na Lei da Violencia Doméstica?...
Chivangue