22 maio 2010

Os desmaios femininos na Quisse Mavota (5)

Avancemos mais um pouquinho na série.
Escrevi no número anterior que podíamos considerar três tipos de pensamento simbólico: analógico, mágico e alegórico.

Mas o que é pensamento simbólico? É uma forma de representação do real que coloca fora do seu próprio campo a explicação dos mecanismos do funcionamento das relações com a natureza e das relações sociais.
O pensamento simbólico de tipo analógico consiste em atribuir a seres, superiores aos humanos, poderes sobre as relações com a natureza e sobre as sociedades. Neste tipo de pensamento, os seres superiores agem como os seres humanos, mas com maior poder. Por isso é um pensamento de tipo analógico.
(continua)
Adenda: entretanto, sugiro a leitura do mais recente trabalho do "Notícias" online sobre a Quisse Mavota, pedindo-vos especial atenção aos dois últimos parágrafos. Aqui.
Adenda 2 às 11:35: reparem que a moldura causal pode ser mais complexa a partir da hipótese lançada pela comunidade e por alguns pais - referidos hoje pelo "Notícias" online - de que, estando a escola próxima do antigo paiol de Malhazine, poder estar a sofrer radiações. Sobre o que se passou em Malhazine em 2007, recorde aqui.

2 comentários:

Abdul Karim disse...

A escola esta proxima do paiyol ?

ricardo disse...

Simbolico ou nao, o certo e que ja ha aproveitamento politico da situacao pelo partido no poder.

No cerne da questao, as duas familias Magaia e Panguene, supostamente desavindas por causa do terreno escolar (construido por cima de um imaginario cemiterio), mas que afinal sao muito amigas que andam juntas por portas e travessas a questionar porque e que nao foram tambem "PAGAS..." se as criancas de outras familias estao a ser ajudadas pelo Governo...

Contando para isso, com o ECO da governadora da cidade de Maputo que, demagogicamente, pondera entre uma explicacao cientifica concreta - que existe e esta comprovada: um cadinho de anemias, fome, epilepsia, delirantes paranoides e tracos psicoticos na populacao escolar derivados do ambiente social circundante, cujas responsabilidades maiores vao para o proprio GOVERNO e encarregados de educacao ausentes, mas oportunistas, que veem a ocasiao como o momento para acumular algum peculio, com o respaldo da STV que por seu turno, apenas se interessa por alargar as suas audiencias com identico objectivo, todos envoltos num pornografico win-win. E, uma outra, simbolica (sobrenatural), que da muitos votos e distrai a populacao da real origem das suas desgracas quotidianas!

Sim, porque afinal de contas, foi o Governo que PAHLOU a Quisse Mavota aquando da sua inauguracao, nao foi?

Melhor do que isto so mesmo o Papa Doc do Haiti.

O problema, caro Professor, e que isto vai espalhar-se a todo o Mocambique. Se um dirigente do Estado for apelar ao sobrenatural ao inves do racional cada vez que ocorrer um folhetim de cordel como esse, nao mais restarao garrafas de vinho, frangos e capulanas para pahlar os maus espiritos e nem OE que sustente esse ocio.

Simplesmente incrivel. Onde e que GUEBUZA vai buscar esta gente que o rodeia!?

Irra.