25 maio 2010

FRELIMO+MDM-RENAMO

Hoje, na Assembleia da República, os partidos FRELIMO e MDM votaram a favor da aprovação da Conta Geral do Estado de 2008, a RENAMO votou contra (Rádio Moçambique, 10:26). Sobre a Conta, conferir aqui.

18 comentários:

JOSÉ disse...

Lamentável que o MDM tenha votado a favor!

V. Dias disse...

Caro José,

Sabe o que representa CGE? Sabe qual seria as consequências se fosse chumbada?

Há dias, a menos de uma semana, José Alberto de Carvalho e Judite de Sousa perguntaram a José Sócrates, actual Primeiro-Ministro de Portugal, se este dependia da oposição para aprovar as leis.

Sócrates disparou, mais ou menos, o seguinte "Se está a falar do acordo que fiz entre PS e o PSD, saiba que o PS não precisa do PSD para nada, é o país quem precisa do PSD e da oposição em geral."

Esta resposta cabe na sua dúvida, caro José, para lhe esclareecer que quem precisa do MDM não é a Frelimo é o País, portanto, este bem o MDM. Os interesses naciinais devem estar acima de qualquer coisa.

Ao lamentar a sua aprovação (MDM) está a dizer, em outras palavras, que o País fique "engatado" da vontade política desse partido e mais, que os funcionários fiquem sem salários, etc! É isso que o senhor quer?

Zicomo

Mzimu wa Akayinga disse...

Concordo contigo Dias. Afinal oposicao nao e ou nao deveria ser o que o Jose diz: Negar tudo. Ha politicas boas que devem ser apoiadas.

Gostei das palavras do PM Portugues. Realmente a Frelimo nao precisa da oposicao. O povo sim precisa. E por isso estao la no parlamento. Estao la porque o povo assim quis.

V. Dias disse...

Pois é 'chamuale' Bihale,

Passos Coelho, actual líder do PSD, está a mostrar à oposição portuguesa em geral que fazer política não é apenas ser da negação. Infelizmente, no nosso país é assim. Até nos simples comentários.

Por outro lado, não poucas vezes ouvi por alto que alguns casais são desencorajados a contrair matrimónio quando se descobre que um dos cônjugue não pertence ao partido X ou Y. Veja só até onde é que chegamos!

Que mal têm o MDM votar a favor da conta geral do Estado. Não estaria o MDM a assinar o decreto calamitoso ao povo? Donde é que sairia afinal os salários dos deputados? Escolas, estradas, pontes, etc., ficariam por reabilitar. É isso que desejam do MDM?

Não, fazer política não é isso. Não é atacar. É aquilo que Cavaco Silva têm dito sempre e eu fgaço questão de sublinhar:

"Há momentos na vida de um País em que a ética da responsabilidade tem de ser colocada acima das convicções pessoais de cada um."

Zicomo

PS: Termino

Anónimo disse...

Resumo da historia - esquecam-se irregularidades, saudem-se os estomago. os discipulos hipocritas de Mugabes e Salazares passam aqui pensagens impunes e aplaudidas.
Joao Atento

Lulu Martins disse...

Eu ainda não entendo o voto por Partido. Nao importa quem seja o deputado, alguem ja pensou por ele!
E A LIBERDADE INDIVIDUAL DE VOTO?
un dos grandes problemas da Assemblea, esta no voto aberto.
nao se vota a opiniao do deputado,
vota-se o bloco.

Ai do deputado que vote a revelia dos seus...

ricardo disse...

MDM = A friend in need is a friend indeed (os amigos sao para as ocasioes)

Sendo o resto - mesmo - a conversa de chacha de sempre.

Onde ABSTENCAO continua a ser confundida com voto a favor. Porque concordar com a ideia do inimigo, nao implica leva-lo ao colo. So espero que os eleitores tambem assim o entendam. O que duvido.

Que fazer, Portugues e dificil!...

Reflectindo disse...

Há muito que eu não compreendo e talvez e eu agradecia que alguém me explicasse:

1. As contas referem ao OGE de 2008. O que aconteceria se as contas não fossem aprovadas pela maioria parlamentar? Suponhamos que nas eleições últimas a Frelimo perdesse a maioria e consequentemente estas contas de 2008 fossem chumbadas definitivamente pela nova maioria. Que aconteceria? Por outro lado para que valeria o voto negativo? E agora, para que vale o voto positivo de hoje?

2. O Tribunal Administrativo detectou irregularidades nessas contas de 2008 e isso foi publicado na imprensa, incluindo no Jornal Notícias. E depois, o que realmente deve-se fazer e quem deve fazer o quê? Concretamente, o que Assembleia da República tem que fazer com as irregularidades cometidas pelo Executivo e detectadas pelo TA?

3. O caso do Conselho Municípal da Beira vs Assembleia Municipal da Beira é análogo a este? A Frelimo e o seu aliado chumbaram as contas do Conselho Municipal. O Conselho Municipal submeteu-as, mesmo assim ao Ministério das Finanças (se bem que recordo). E, depois o que se espera se se detectarem irregularidades? E se não se detectarem?

Nota: Para quando a Assembleia da República vai crair um portal para onde podemos ir consultar por exemplo o seu regimento?

Reflectindo disse...

Caros Viriato e Bihale,

"A Frelimo nao precisa da oposicao. O povo sim precisa. E por isso estao la no parlamento. Estao la porque o povo assim quis"

Sempre concordei com esta afirmacão. Mas uma coisa, tenho sido da opinião para se saber definir bem esse povo, o ELEITORADO. Quem pôs lá a Renamo e o MDM é uma parte do eleitorado para irem fazer diferenca à Frelimo. Por outras palavras, cada partido procura identificar a opinião do seu potencial eleitoral porque há consequências se este se sente traído. Portanto, em política a OPINIÃO PÚBLICA é muito importante.

Esta é uma das razões que me faz não tomar posicão sobre o voto.

Abraco

Conde da Arabias disse...

MDM VOTOU A FAVOR DAS IRREGULARIDADES DA CONTA GERAL DO ESTADO!

PORQUE NÃO ABSTENÇÃO?

Reflectindo disse...

Uma citacão interessante do Allafrica:

"...The main difference from the past was that this time the debate was much shorter, since only two deputies from the former rebel movement Renamo spoke. This may be because Renamo's only serious economist, Abel Mabunda, who used to give detailed critiques of the state accounts, defected last year to the Mozambique Democratic Movement (MDM) and no longer sits in parliament."

A minha pergunta é se os deputados do MDM capitalizaram o "know how", nomeadamente o economista Abel Mabunda para o debate sobre o OGE??

V. Dias disse...

Reflectindo,

Vou abrir uma excepção.

Uma coisa é o casamento, a outra são as consequências desse casamento.

Ou seja, se o MDM fez um pacto com a Frelimo, tendo em conta os anseios do povo, não pode, por força da lógica, o MDM prever que as contas serão viciadas. É colocar a carroça em frente dos burros.


O chamuale questiona o povo. O modelo "democrático ocidental" se preferir. Não é o meu amigo quem apoia esse sistema? As democracias legitimam ditadores. Disso eu fartei-me de dizer. É só hoje por acaso que o chamuale vê que este sistema não presta? Tarde de mais.

Ou seja, se uma minoria votou na Frelimo e essa mesma minoria foi suficiente para colocar esse partido no poder, logo, quer queira ou não, representa o Povo em geral. É o decreto da democracia. É assim.

Porquê é que o MDM não se absteve? A resposta é? Porque o faria? Alguém pode me responder com precisão? Quem disse que o papel do MDM na AR é combater a Frelimo? A Renamo votou contra. Sabe-se lá porque. Seria entranho demais se tivesse votado a favor. Fazer política não é isso.

É ter a capacidade de, quando se pode, colocar de lado as ambições pessoais e/ou partidárias para salvar o país. E não o contrário. Repito as palavras de Sócrates: "EU NÃO PRECISO DO PSD PARA NADA, E O PAÍS QUEM PRECISA DO PSD." Zás.

Zicomo

JOSÉ disse...

Caro Viriato:
Parece-me que está a confundir o Orçamento com a CGE. O chumbo da CGE (impossível no Parlamento devido à maioria da Frelimo), não teria qualquer repercussão no pagamento aos funcionários e construção de escolas e pontes, isso são assuntos do Orçamento, a CGE tem a ver com a análise das contas.
De qualquer modo, há algumas diferenças entre o apoio do PSD ao Sócrates em Portugal e o voto do MDM em Moçambique. O PS não tem a maioria absoluta e o apoio de Passos Coelho tem a ver com a adopção de medidas de austeridade necessárias para se evitar o colapso económico de Portugal. Este foi um caso pontual, raramente o PSD apoia o PS, por exemplo não apoiou no Orçamento e no PEC. Em contrapartida, a Frelimo tem a maioria absoluta e a CGE não podia ser chumbada.
A realidade é que esta CGE, referente a 2008, ano em que o MDM não estava no Parlamento, tem irregularidades e falta de transparência. Neste contexto, seria mais prudente se o MDM votasse contra ou optasse pela abstenção, o MDM daria um sinal forte de que não pactua com irregularidades e falta de transparência.
O meu conceito de Oposição responsável é que as propostas devem ser apoiadas se tiverem mérito e rejeitadas se não forem boas e transparentes. O papel da Oposição não deve ser de rejeitar ou apoiar sistematicamente, mas sim avaliar o mérito das propostas.
Eu desejo uma Oposição responsável, coerente e activa que vote conscientemente e que recuse ser usada como carimbo do partido do poder.


Caro Domingos Bihale:
Reparo que não me entendeu, como democrata convicto eu jamais poderia afirmar que a Oposição deve negar tudo.
Concordo com a sua afirmação de que há políticas boas que devem ser apoiadas e neste caso concreto, a CGE enferma de irregularidades e sofre de falta de transparência, por isso não devia ser apoiada.

Abraços e saudações democráticas do

José

Reflectindo disse...

Caro Viriato

1. De princípio, não respondes as questões que coloco ou pelo menos não fazes como as arrumei.

2. O MDM não tem nada que prever que as contas serão viciadas. Foi o Tribunal Administrativo que detectou que as contas estão viciadas. Apresentei muitas fontes e eu estou duvidando que tenhas lido o que foi reportado pela Imprensa. Se leres questionarás algo.

3. Nunca questionei sobre o povo e muito menos aqui no Reflectindo e no Diário de um sociólogo. Leias bem e vais compreender o que estou a dizer. Talvez eu tenha formulado mal e se for peco desculpas.

4. A democracia sim presta e nunca verás onde eu escreverei que ela não presta e que eu queira ditadura em substituição. Não sou cabrito para eu aceitar pastores. Não posso vender as minhas liberdades.

Asseguro-te que mesmos os ditadores quando não estão no poder, querem democracia.

5. A minoria de que falas que votou na Frelimo (e eu não referi nada disso, leias o que escrevi para entenderes melhor) e legitimou-a o poder, depende de ti, eu e outros. Em muitos países quando a participação eleitoral for menor que 50%, as eleicões anulam-se. Mas aí depende da cidadania participativa e não conformada. Este tema tem sido levantado sobretudo e como se debate em Mocambique? A democracia é uma conquista, meu amigo.

6. Eu repito e é o que escrevi, qualquer decisão de um partido qualquer tem que ou procura ir ao encontro das ESPECTATIVAS do seu potencial eleitoral, isto é, daqueles dos membros e simpatizantes desse partido. No caso de Mocambique, em 2013 e 2014 serão os eleitores a decidir.

6. Tens certeza que Sócrates não precisa do PSD? Esse Sócrates te engana muito, sabes? Como é possível que o PS, um partido minoritário não precise do PSD? Que a Frelimo não precisa do MDM ou Renamo concordo porque matematicamente se explica, mas não concordo com as mentiras do Sócrates.
Será que um dia vais acreditar se David Cameron disser que não precisa dos liberais?
Mas olha, mesmo o PSD vai negar em estar amarrado ao PS por medo do seu potencial eleitoral. Se este sentir-se traído virará costas ao PSD.

Na minha opinião, porque a Frelimo não precisa do MDM nem da Renamo para aprovar qualquer programa, contas do OGE, "whatever", o que estes "pequenos" partidos da oposição devem é PREOCUPAREM-SE em FISCALIZAR a Frelimo com mais RIGOR e não votar a favor, contra ou em branco - que considero apenas uma questão simbólica se não for um show off. A importância do voto da oposicão terminou no dia 28 de Outubro de 2009. Agora é FISCALIZAR e LUTA para resgatar o peso do voto da oposicão em 2014.

Abdul Karim disse...

Ja nao estou a entender nada, o mediafax de hoje, diz que MDM absteve-se.

Afinal absteve-se ou votou a favor ?

Genneth disse...

Há pessoas que amam o poder, e outras que tem o poder de amar. [ Bob Marley

ricardo disse...

Foi preciso ires ao MEDIAFAX Karim, para comecares a ler o que eu ouvi pela RADIO, inclusive com uma declaracao de Voto onde cada bancada se justificou por VOTOU contra, a favor ou absteve-se...

Dai que nao entendo que REVIRAVOLTA e esta. Quando afinal, cada uma das bancadas manifestava ate entao, sentidos de voto completamente distintos.

Acho que a questao semantica e cada vez mais crucial quando o assunto e MDM+FRELIMO+RENAMO.

De qualquer modo, isto convida os responsaveis do MDM a reflectirem sobre a sua anestesia mental, porque me parece ser aquele, o partido que aparece sempre em situacoes ambiguas. Isso ja comeca ser sua imagem de marca. Por isso, deve ter relacoes publicas mais eficientes, desde a imprensa escrita, ate ao espaco WEB.

Se nao tem orcamento para manter uma pagina WEB sempre activa, pois entao, que faca um BLOG e interaja com as pessoas!

E tudo uma questao de iniciativa. Coisa que ninguem aparentemente tem na sua bancada, preferindo, ao inves vestir a pele do "Louco da Colina" encastelado no doutorismo silencioso das suas raras intervencoes. Atitude suicidaria em politica real.

Penso eu de que...

ricardo disse...

A semantica...

http://www.jornalnoticias.co.mz/pls/notimz2/getxml/pt/contentx/1025828

Dixit