24 maio 2010

DZ


No “Diário da Zambézia” de hoje, aqui.

6 comentários:

Abdul Karim disse...

Triste, um pr andar pelos cantos do pais e ouvir que a sua equipe 'e que nao esta disposta a trabalhar e nem deixar as pessoas trabalhar,

"sabes que o governo mata ? " - pergunta elucidativa do governante na Zambezia.

Vou esperar pra ver " a criatividade " do pr em sair duma sirtuacao de "gestao" como essa,

Sera que ele ( pr ) muda de modelo de "gestao" ou vai continuar a apostar forte, como tem feito ate agora, na sua equipe, que parece aplicar-se intensamente em criar situacoes que lhe deixam sem resposta ?

A coisa promete, ate porque vai dar pra percebermos realmente se o problema 'e dos tais escovistas ou mesmo do modelo de gestao.

Continuo atento ao desenrolar, afinal sou directamente interessado na questao tambem, espero que as presidencias abertas se facam presentes nas delegacoes extrangeiras do pais, para se "gerir" as accoes obscuras e anti-patriotas de alguns diplomatas do pr.

Anónimo disse...

PROF.
Segundo A RM JORNAL DA TARDE confirma a morte de AGOSTINHO CHAUQUE

MARIO LITHURI

Anónimo disse...

Mais uma daquelas coisas deste pais.

Quem critica um administrador 'e dito que nao 'e nosso. E pelos vistos ja ganhou moda a intimidacao de pessoas.

Ate quando?

V. Dias disse...

Nada que eu não tivesse dito em postagens anteiores sobre o esforço fútil do Presidente da República em correr pelos distritos com "olhos clínicos" a supervisionar o andamento do programa quinquenal do Governo.

Mas não está senão a encher um tambor furado. Um tambor que nunca encherá, nem nunca abastecerá o povo do seu precioso líquido, pelo menos para os mais necessitados. Este presidente que não se cansa de promover a auto-estima, o trabalho, enfim, um esforço que seja possível acabar com as hecatombes de alguns (muitos) moçambicanos.

Perguntei a um conceituado militar em Nampula, docente na UP, se Guebuza iria conseguir êxitos na sua campanha, como resposta disse-me mais ou menos o seguinte:

"Olha Dias, o problema de Guebuza é que está a combater defeitos que para alguns dos seus camaradas, fizeram deles escola, um modo de vida. E quando assim acontece, ou deve perder amigos de trincheiras, ou então, injectar uma anestésico para limpar com o sarampo".

Meia volta da o PR os administradores montam uma FIR local para caçar os pobres coitados que de forma, ousada e destemidamente, denunciaram irregularidades ao Chefe de Estado. Solução: Deve Guebuza resgatar o seu espírito duro (samoriano) para vencer os seus camaradas infiés, ou então, infelizmente, o TAMBOR NUNCA SERÁ ENCHIDO.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

'E pobreza espiritual, 'e incapacidade de compreendermos os menos favorecidos, os mais necessitados,

'E pobreza de espirito mesmo, e com pobreza de espirito nao se enche tambor de generosidade algum.

'E pobreza de espirito, dos mocambicanos "abastados".

Anónimo disse...

As pessoas encontraram formas de contornar as situações, paliando, ameaçando e cumprindo as ameaças, em casos extremos.
As presidencias abertas são um esforço grande do PR mas serão no sentido certo? Será que é mesmo esta a melhor forma de encontrar soluções para o pais real? Até onde e até quando o PR vai aguentar ir? E quando ele nao for? E se vier outro que nao vai?
Acho que a questão é: como criar mecanismos de controle eficientes? Sem precisar de acções populistas que muitas vezes amarram os administradores. Esta forma de gerir o pais é uma faca de dois gumes...
Acho que, se nao houver cuidado, no final estarao melhor os administradores que nao fizerem nada, e pior os que tentarem trabalhar, porque esses hão-de ter que fazer outros trabalhar também e ai poderão sofrer acusações falsas. Qual será a pessoa que pensa que vai querer ficar adminstradora? Não ser´melhor ficar no canto, ganhar dinheiro e nao se arriscar a a ser engolido pela boca do povo?
Enfim... apenas pergunras...

MF