15 maio 2010

Discurso e apelo ao conformismo (4)

"Todo sistema de educação é uma maneira política de manter ou de modificar a apropriação dos discursos, com os saberes e os poderes que eles trazem consigo." (Michel Foucault)
Agora o fim desta curta série.

Podia multiplicar os exemplos, através da vasta rede de confissões religiosas e de curandeiros existentes no país.
O sistemático apelo ao conformismo e a transferência sistemática das causas dos problemas sociais para entidades extra-humanas ou para operações mágicas constituem hoje bem mais do que fenómenos naturais de crença. São, também, intrinsecamente, fenómenos politicamente estimulados e aproveitados, fenómenos que economizam no uso da força física, fenómenos que camuflam as contradições sociais.
(fim)
Adenda: talvez um dia eu venha a estudar a modernidade da feitiçaria na sua dupla realidade política: factor igualizador e factor de acumulação de riqueza e poder político.

1 comentário:

Torres disse...

Professor,
Os discursos e apelos ao conformismo sao realizados recorrendo-se a varias tecnicas: uma delas e a descricao.
Explico-me:
Tomemos o caso da mais recente descoberta: "os mocambicanos sao pobres de espirito".
Este discurso esta a descrever uma situacao ou um estado em que as pessoas nao tem capacidade criativa, porque tem o espirito pobre.
Todavia, por detras desse discurso esta tambem uma tecnica que visa preparar a cabeca do dito "pobre de espirito" para que reconheca a sua inferioridade, diante de outros e diante de cidadaos de outros paises.