14 maio 2010

Moçambique dentro de 30 anos (4)

Mais um pouco nesta atrasada e pícara série.
Coloco como hipótese que dentro de 30 anos o nosso ensino estará consideravelmente despolitizado, tornado sistematicamente instrumento técnico e neutro de "ensino e aprendizagem". As contradições sociais terão tematicamente substituídas por diferenças secundárias, especial ênfase será dada à "diversidade cultural". Os feitos gloriosos e os heróis de um certo perfil receberão glosas permanentes. Mas não só.
(continua)

2 comentários:

V. Dias disse...

Aí está a grande diferença entre o passado e o futuro. O Passado simplesmente já passou. Podemos, a nossa maneira e ao nosso contento, transformá-lo; enquanto que o futuro não. Tudo o que dissermos não passa de uma mera especulação.

Se o nosso ensino será despolitizado? Tenho muitas dúvidas. Pode ser que sim. A vitalidade de uma geração dura por ai uns 20 anos. Feita as contas, analisando a conjuntura actual, a multiplicação de pequenos Chipandes, Paúndes, asfixiamento de pequenos Samora, Rebelo, etc., etc., esta análise pode não ser correcta. Acreditando que o ensino será, hoje e no futuro, um manifesto do partido Frelimo.

O nosso ensino está agarrado ao poder como está a classe média activa no país. A revolução de um sistema passa necessariamente pela academia, aqui, na academia, infelizmente, temos todo o tipo de gente: camaleão, cágado, Cristos, Pilatos, Orangotangos, enfim, nem mesmo a revolução verde não passou disso mesmo.

Porém, uma coisa é certa, vamos ter pequenos "focos de letrados", uma pequeníssima casta de letrados a tentar uma certa "independência de pensamento", tal como agora, mas não passará disso.

Zicomo

ricardo disse...

Na verdade, esse cenario de 30 anos e o que ja podemos encontrar em Macau, uma regiao administrativa especial que todavia, nunca teve partidos politicos - embora pudesse te-los- preferindo, outrossim concentrar-se em assuntos meramente economicistas.