03 abril 2010

Moçambique dentro de 30 anos (3)

Mais um pouco desta muito atrasada, perversa série (recorde aqui e aqui).
Como será o nosso país daqui a 30 anos? Fascinante pergunta, bizarra ideia. Vamos lá ver mais um cenário - algo irónico, claro - do tipo O admirável mundo novo de Aldous Huxley e 1984 de George Orwell:
13. A nível político, o cenário deverá ser o de uma monarquia partidária, tendo à cabeça uma espécie de neo-príncipe esclarecido e um partido reinando completamente nos sectores vitais dos aparelhos estatal e empresarial. Os programas políticos terão sido substituídos por programas inteiramente técnicos. De mãos dadas com os aparelhos de higiene política cada vez mais sofisticados (polícia especial, vídeo vigilância, controlo electrónico das multidões e criminalização sistemática dos indesejáveis), potentes instrumentos ideológicos passarão regularmente a mensagem de que a unidade num só eixo dispensa a desunidade de muitos eixos, enquanto um imenso mundo da recreação dotará os cidadãos de doses massivas de anestesia política e de conformismo.
(continua)

3 comentários:

ricardo disse...

30 anos? Porque nao daqui a 10 anos?

O relato fez-me lembrar a Republica Democratica Alema.

João Henrique disse...

Apesar da teimosia... «Natal será sempre quando um homem quiser».
Um abraço.

Anónimo disse...

Em poucas palavras, neofascismo. Uma tendência que se torna mundial depois do 11.09.2001. Razões de Estado ou de segurança nacional ... o velho e surrado discurso do opressor, mas que vem a calhar diante de crises sociais profundas.

Paulo - Brasil