24 março 2010

Quem é o dono do mosquito? (3)


Mais um pouco da série.
Somos, muitas vezes, preguiçosos (forma útil de evitar o desgaste neuronal). Por isso e por exemplo, entendemos que os outros são culturalmente atrasados por não compreenderem as nossas mensagens racionais e científicas. E é nesse contexto que surgem, de imediato, certos mosqueteiros prontos a disparar para todos os lados contra os agitadores, contra os desinformadores, prontos a linchá-los.
Entretanto, no prosseguimento do tema desta série e antes de me debruçar sobre os dilemas digamos que técnicos da desinfestação anti-mosquito, permitam-me recordar-vos uma postagem minha do ano passado:
"O texto foi escrito há vários anos pelo brasileiro Marcio D’Olne Campos, mas mantém - creio - a actualidade como exemplo de precaução cultural: "Há vários anos, implantava-se uma campanha anti-mosquitos em Moçambique sem a devida pesquisa etnográfica local para que ao menos, se entenda os códigos locais para utilizá-los nas linguagens da campanha. Cartazes continham desenhos com práticas não recomendadas tais como latas abertas recebendo águas da chuva e armazenando água parada. Todas as práticas não recomendadas eram indicadas nos cartazes como proibidas por um grande “X” vermelho sobre cada desenho. Alguns meses depois, ao proceder-se a uma pesquisa sobre os efeitos da campanha, descobriu-se que as práticas proibidas vinham sendo intensificadas ultimamente e após a campanha. A pesquisa sobre esse fato revelou então que o “X” vermelho fora lido por aquela sociedade com um alerta para que a opção sobre o “X” vermelho fosse a recomendação correta a ser praticada."
Adenda: Márcio leu o início desta série e escreveu-me há momentos via email.

1 comentário:

Abdul Karim disse...

A grande questao 'e que defendemos "pensamentos e ideologias" que nao comprendemos bem... depois queremos sair a dar discursos ideologicamente subversivos.

isso a proposito de termos identificado o problema e ainda assim insistirmos em nao soluciona-lo, que vai contra o que o Grande Mao disse - " problema identificado, problema resolvido."

Ja agora para os amantes da subversao recomendo - Problemas da guerra subversiva de Mao Tse Tung, acredito que acharao a obra deveras interessante.