24 março 2010

Quem é o dono do mosquito? (2)


Mais um pouco desta série.
Se eu tivesse de pesquisar no terreno a razão ou as razões da recusa popular em aceitar que os agentes da pulverização entrem nas casas e executem o seu trabalho, poria em campo um protocolo de apuramento de dados do qual apresento o seguinte e pequeno exemplo:
1. Dados sobre escolaridade

2.Distribuição, eficácia e proximidade de fontes de água, postos de saúde e escolas
3. Rendimento agrícola, escoamento dos produtos, fontes de emprego, calamidades naturais e impacto
4. Percepções populares sobre a actuação dos agentes do Estado
5. Antecedentes criminais no distrito, assaltos a residências, morfologia, autores, frequência e períodos do (s) dia (s) de execução, alvo ou alvos, consequências
6. Existência ou não da crença de que seres vivos e inanimados podem ser magicamente comandados, terem donos e causar feitiçaria, matriz da crença, alvos, consequências
7. Existência ou não da crença de que o combate à malária e à cólera pode visar o mal de certas pessoas a favor de outras, matriz da crença, perfil de quem nela acredita
(continua)
Quer o leitor comentar, sugerir?

2 comentários:

Unknown disse...

faz 2 anos pulverizaram minha casa durante a manha estando eu fora(trabalhando). Quando retorno a casa no final do dia era impossivel permanecer dentro da casa. Pulverizaram ate na minha cama, sobre os lencois, nas cortinas,etc. Creio eu q o producto(DDT) estava tao concentrado q estive durante dias dormindo com todas as janelas abertas. Passou um ano e nao voltaram p segunda ronda, se tivessem voltado nao lhes deixaria entrar. Dependendo do insecticida q se use a peulverizaçao deve ser feita uma ou duas vezes por ano.
Diluiçoes mal feitas, podem fazer com q os mosquitos criem resistencia aos insecticidas. Alem de diluiçoes mal feitas, o uso nao regulado do insecticida tb é um dos factores, ja li varias vezes casos de pessoas q foram encontradas vendendo insecticida nas zonas rurais.
Se o mosquito se torna resistente ao insecticida utilizado,o mosquito n morre, logo serao pulverizaçoes atras de pulverizaçoes sem nenhum efeito visivel. N sei ate q ponto a populaçao n começou a notar q na mesma noite q pulverizam as suas casas, sao picados por mosquitos.

V. Dias disse...

Maria tem toda a razão,

Só o meu irmão sabe o que passei há dois anos quando pulverizaram a nossa casa, ali na Malhangalene. Foi terrível. Não dormi com comichões que parecia estar condenado à morte. Diabo.

Não quero com isso desinformar o povo de Namialo que bem conheço, mas há que ver bem este produto. Nem sempre o rótulo mostra a verdadeira validade do produto.

Zicomo