31 março 2010

Alvo

É uma loja de jogos electrónicos recentemente ampliada na cidade de Maputo. Que tipo de jogos? Todos aqueles que têm um alvo para abater, na terra ou num planeta distante, a alma nua do capitalismo. Tudo simples: precisas aniquilar o teu inimigo, tens uma profusão de armas ao teu dispôr nos vários jogos, podes ser o destruidor que seleccionares, homem, mulher, andrógino, clone, extra-terreste, unicamente terás de vencer os obstáculos, mas isso nada custa desde que tenhas engenho, paciência e dinheiro. Vê tu, não precisas sair do perímetro de um prosaico banco no qual te sentas, o mundo agonístico e vencedor pode ser teu. Vestindo o ambiente festivo, uma música ensurdecedora, instintual, vincadamente reforçando a adrelina dos jovens ali gastando montes de moedas, gritando, aplaudindo. Sinto que um dia terei de estudar este fenómeno.

15 comentários:

Abdul Karim disse...

... e os Jovens pagam, ao ponto de se ampliar a loja.

V. Dias disse...

Karim

V. é impressionante. É uma espécie de rebenta-minas. Não perde tempo. Mal que o professor publica uma postagem lá está o meu amigo a rematar as suas ideias. Eu até gosto.

Comece por nos dizer (a mim e aos interessados) a sua experiência, da Índia, cujo truques de "boa governação" a FRELIMO foi lá lá buscar. Estes jogos há ou não há ai? E qual é a sensibilidade das pessoas face a eles? Não me pergunte a mim, visto estar no campo, na vindima, a produzir comida.

Eu vou entrar em repouso, amanhã faço anos "chegou à hora de fazer balanço". Amanh=a, se Deus quiser, cá estarei para mais um dia.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Vai de repouso, amigo Viriato,

Sei que esta cansado, nao se procupe, a situacao esta controlada.

'e trabalho, ferias sao dificeis pra mim... nao sou folgado.

Elisio Leonardo disse...

Jogos... um dos ramos mais lucrativos da informatica... E com as partes bem definidas: Eles(os ricos, os inteligentes ou...) fazem, vendem e ganham dinheiro enquanto que nós(já sabemos quem somos) compramos, jogamos e vamos pedir ajuda financeira a quem nos vendeu....

E olha que não adianta tentar matar este vicio por jogos nos nossos jovens(sou jovem mas nao sou viciado em nada!), melhor mesmo seria usar o vicio para se fazer algo de util...

Se o ministerio da educação ou MCT intervissem no cenário, para incentivar a criação e consumo de jogos que fossem de acordo com a nossa realidade... NOTA 10.

Mas parece que muitos de nós estamos esquecidos que a UEM tem um departamento de informática que lecciona curso de licenciatura em informática e tais estudantes supostamente deveriam ser capazes de fazer o mesmo que a EA GAMES ou a ROCKSTAR GAMES fazem para nós!
Aproveitem mais esses estudantes... ponham "os gajos" a trabalhar!

Abdul Karim disse...

Brilhante, Elisio.

O estudante tambem deve forcar, buscar.

ricardo disse...

Eu sou informático. Mas não me atraem estes jogos.

Eu interesso-me mais por jogos à moda antiga e com temática pedagógica ou psicológica.

Preocupo-me imenso com o apego que estes GAMES têm nos mais jovens. Recentemente recebi um petiz de 7 anos que me "convidou" a jogar playstation com ele. Imaginem qual foi o jogo que escolheu?

"The Organized Crime"!!!

Atónito, confrontei os pais do petiz, que com a maior descontração do mundo me disseram que era um bom jogo, porque "ensinava as crianças desde a sua tenra idade, a confrontar-se com realidade..."

Calei-me, para não parecer indelicado.

Mas saltou-me à vista que mais do que iniciação à "realidade" estava alí o baby-sitter dos casais do sec. XXI "Filhos são um estorvo, só nos emmpatam a vida..."

Por isso, é que muitas famílias bem resolvidas despertam violentamente para realidade quando no jornal das 20 descobrem que o seu "petiz" assaltou um banco, massacrou transeuntes por causa de acrobacias irresponsáveis com o carro do papá, ou deu um desfalque monumental num banco ou operadora móvel.

E ainda têm o desplante de nos fazer acreditar que tudo não passa de uma mal-entendido (ou mau-olhado).

Quo Vadis mundo material?!

Linette Olofsson disse...

Simplesmente destrutivo!
Num país ainda com a ressaca da Guerra...
Violencia já declarada entre polícias e criminosos...
Porquê incutir ainda mais violencia nas crianças?
Jogos e atitudes que provam a violencia, deveria ser retirado do comércio.
Recordo-me que a cerca de 15 anos atrás na Suécia, estava na moda os filmes de turtles, bastante violentos.
Durante uma certa altura começou a criar nas crianças de 7 e 8 anos reacções negativas e de violencia, de tal forma que, O estado mandou retirar a tempo e horas da circulação e proibição dos mesmos na venda ao público.
Já há violencia que baste no País.

Dias!
Parece que te implicas muito com o Karim!
Qu mal tem ele ser o primeiro a dar a sua opinião no bloque do Professor?
Ele é como tantos outros, um assíduo visitante, não veijo mal nisso.
Vá...meus parabens pelo teu aniversário, boa lavoura, boa produção, pois o País tem uma grande necessidade de produtos agriculas.
Agora, se estiveres a produzir numa dessas zonas mais recondidada do País, terás de certa forma dificuldades de escuar os teus produtos.
Estamos cansados de dizer que há problemas neste sector e andamos a importar da Africa do Sul sem dó nem piedade!

Unknown disse...

Queria aproveitar a questão dos jogos para informar o Ricardo que o seu "Lobby Gay" já chegou aos Video Jogos, a ultima versão de um dos mais famosos jogos o GTA (Grand Theft Auto) chama-se The Ballad of Gay Tony e o personagem principal é um Criminoso Gay.

Feita a brincadeira, na minha opinião as crianças passam tempo de mais sentadas à frente da televisão, e os pais deveriam ter mais atenção aos conteúdos violentos a que sujeitam os filhos, cada vez mais temos crianças nas escolas com problemas de concentração e aprendizagem, sendo que há uma relação directa entre os dois temas.

Anónimo disse...

Professor, eu tenho uma ideia diferente. Tenho tamb]em um filho que ]e um aficionado (nao adicto) a estes jogos. Acho que os jogos são como tudo. Os jogos certos na medida certa são bastante bons para desenvolver o intelecto dos jovens. Também o exagero, como o exagero na bebida por exemplo, é um desastre para os jovens e adultos. O mesmo se diga da bebida e outros males. A questão está no tipo e na dose. Aqui os PAIS têm papel importante para ajudar os jovens a escolher e a controlar, quando ainda são pequenos, para que nao descarrilem para o vicio!

Cumprimentos,
MF

Anónimo disse...

Nem pude testar o GTA IV por nao ter 20.000MTN para comprar um PlayStation3 ou entao um PC de ultima geração... Só para ver como jogos são um investimento sério!

Plenamente de acordo com o MF, mas a questão é: Quem deveria ser o responsável pelo controle da qualidade destes produtos? Sugestão: O ministério da cultura. Jogos e Televisão fazem parte da cultura dos jovens de hoje e nao adianta tentar mudar, como disse antes. A solução é incentivar o consumo de jogos e programas de TV mais úteis... Os responsáveis da cultura em MOZ deveriam fazer isso.


Sugestão 2: Porque não assinar o nome completo nos seu comentário? É sempre bom "saber" com quem estamos a "falar"

Elisio Leonardo

Anónimo disse...

Meu nome é Manuel Francisco, por isso MF. A questao do controle é muito complexa. Fica dificil que as organizações do Estado controlem tudo. Por questoes de capacidade e outras. O que acontece também é que quando os organismos do Estado controlam os que não gostam do controle acusam-nos de restringir a arte e controlar as nossas consciencias, a nossa liberdade de escolher... Para além disso quando o Estado controla, pode controlar demais e até deixar de controlar o que tem que para controlar o quer... Assim entramos no perigo de o Estado restringir demais as nossas liberdades.

Dai que o meu apelo é para os pais apoiarem e controlarem melhor os seus garotos e os ajudar a saber escolher que é o que vao ter que fazer na vida, não só com este tipo de coisas mas com muito mais. Na verdade essa é nossa primeira responsabilidade como pais, apoiar (educar) os nossos filhos a saber escolher...
Um abraço,
Manuel Francisco

V. Dias disse...

Linette,

O Karim é um "chamuale". De verdade.
Além de mais, sabe ele o quanto o estimo. Não somos nós irmãos, Karim. Olha que a minha filha chama-se Karina.

Obrigado pelas felicitações. O convite está feito. Eu só quero que me tragam as músicas de Félix Moya, Dilon ´Djije´, Wazimbo, Chandú Laká, Goroane, Thazz, Mtukuzi, para matar as saudades de casa...

Sobre a lavoura, vou transmitir a sua preocupação que no fundo é de todos nós ao Guebuza, ele estará em Lisboa dentro de semanas.

Zicomo

Abdul Karim disse...

Viriato,

Este BLOG 'e O Melhor Blog Do Mundo, 'e um previlegio pra mim ser o primeiro a comentar, sempre que possivel,

Por outro lado, 'e a minha sala de aulas, tem o Professor, tem colegas, bemcriados e malcriados, mas colegas com quem aprendo sempre, bem ou mal, eu determino o quero aprender e o que nao.

E como a vida 'e so aprender, e aqui o Professor nao exige "canudo", eu trabalho aqui...

Estudo sociologia e tento dispensar o maximo possivel do meu tempo a estudar, tentar entender a sociologia de modo a maximizar o meu talento relativo a influencia que pretendo exercer no modo de pensar de massas, com o objectivo irradicar a Pobreza do Mundo.

Consegui alimentar a tua curiosidade ?

Viriato Dias disse...

Karim,

Conseguiu. Eu não disse o contrário. Você é "rebenta mina", isso conta muito na guerra e não só, na vida. A vida é de corajosos. Mas os fracos, disse Fijamos, não podem ser vaiados, pelo contrário, amparados. Veja se vem beber uns copos de água mais logo.

Zicomo

Linette Olofsson disse...

V. DIas!
Não sei o que significa ser
CHAMUALE?
Em que dialecto?