11 julho 2009

Objectivo imediato da propaganda

Do livro de Nelson Jahar Garcia, brasileiro falecido em 2002, especializado no estudo de fenómenos de propaganda ideológica - com o título "Estado Novo, Ideologia e propaganda política, A legitimação do estado autoritário perante as classes subalternas": "O objetivo imediato da propaganda realizada era persuadir as classes subalternas de que a ideologia dominante, tal como objetivada na organização e estruturação do Estado e nas diretrizes propostas e implementadas, correspondiam aos seus interesses e mais aos interesses gerais da "nação". Como objetivo mediato o que se visava era reproduzir a subordinação ao Estado e assim, indiretamente, aos interesses do capital por aquele assumidos. A subordinação deveria se concretizar através da submissão passiva às decisões governamentais — desmobilização política — e da participação efetiva através do trabalho — mobilização econômica. A necessidade de obter a adesão das classes subalternas à ideologia exigia sua prévia elaboração, de molde a ocultar sua vinculação com os interesses do capital e torná-la persuasiva."

4 comentários:

Jornadas Educacionais disse...

Cá comigo professor Serra, penso que Gramsci ainda pode ser uma referência fecunda para a análise e compreensão dos dois temas em discussão nesse blog: os produtores da pátria e a propaganda. Sugiro a leitura dos Cadernos de Cárcere, principalmente, os volumes 1, 2 e 3, que se debruçam sobre a Filosofia de Benedeto Croce - função da ideologia como sistemas de ideias e concepção de mundo; dos inteletuais como organizadores da cultura e Maquiavel. Notas sobre Estado e Política, respetivamente.

Com base nos apontamentos de Gramsci, poderemos compreender quem são intelectuais orgânicos e os tradicionais em Moçambique; como atuam esses inteletuais na difusão da concepção de mundo-ideologias - do bloco histórico a que estão à serviço; como tentam buscar alcançar o consenso das maiorias sociais para aderirem à essa concepção de mundo que, mais tarde, torna-se hegemónica; a importância da mídia, enquanto instituição da sociedade civil, na divulgação das concepções de mundo dos vários grupos, principalmente, o dirigente.

E depois os mecanismos através dos quais os dirigentes operam a revolução passiva. E Moçambique tem sido exemplo típico de sucessivas revoluções passivas, com uma forte atuação da mídia!



Abraços

Carlos Serra disse...

De acordo consigo.

Viriato Dias disse...

Há sempre uma "mente oca" onde a propaganda vai semear os seus frutos, disse um autor brasileiro de telenovelas. Sabemos que o analfabetismo é um terreno fácil, digo, fértil para aqueles que pretendem lançar a propaganda, para dela tirarem dividendos.

Bom final-de-semana a todos.

Anónimo disse...

VAMOS TODOS VOTAR!

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MZ