20 maio 2009

Gwadjissas

Um leitor deixou um alerta no mural de recados situado no lado direito deste blogue a propósito da actuação dos gwadjissas nas imediações da Escola Industrial de Maputo.
Quem são eles? Pedi ao CB que me desse uma explicação sintética. Ei-la: "São jovens que operam nas esquinas, nas paragens de chapas e nos mercados para roubar carteiras, celulares, etc. Não assaltam casas e aplicam o produto dos roubos em bebidas, roupas caras e mulheres".
Pergunta: o que acham? Que experiências têm os leitores?
Adenda 1: leia, a propósito, o "Eu já descasquei amendoim pro chefe e vc?", de Elísio Leonardo, aqui.
Adenda 2 às 17:18: gwadjissa é um assaltante de momento, vive do imediato, da oportunidade.

4 comentários:

Backstageel disse...

O link acima tinha de ser este: 'gwadjissas'Policias

Viriato Dias disse...

É uma boa chamada de atenção para a polícia tomar medidas. A cidade está a crescer e é preciso que cresça também os meios de protecção, a iluminação naquela zona, que eu me lembre, é relativamente fraca, penso que a EDM juntamente com a direcção do instituto devem dar cobro a situação. A segurança públicas é a espinha dorsal do desenvolvimento de uma cidade e não só...Portanto, nota negativa vai mesmo para esses jovens que ao invés de fazerem do caderno um futuro fazem do roubo e furto uma desgraça para as suas vidas e para o país em geral.

Um abraço

Daniel disse...

A minha filha que esta a estudar na E.S. Francisco Manyanga, diz que uma das tacticas que os Mugwadjissas usam eh de pedir horas, e como hoje os alunos usam o telef celular para ver as horas, quando tira o cel eh o fim. O melhor eh avisar as criancas e jovens para dizer que nao tem relogio nem celular.

Sensualidades disse...

para isso ha tempo e umaginacao

Jokas

Paula