19 maio 2009

O que vai fazer o ameaçador governador?

Citações: "estás a acotovelar-me”. “Eventualmente poderei reagir sobre isso”. “Tem família que pode vir a sofrer por causa dos artigos que escreve, porque um dia pode acordar sem o cotovelo com o qual me acotovela” (...); "vocês devem ser cautelosos quando escrevem os vossos artigos, não devem ouvir só uma coisa e depois pegar e escrever sem ter alguma atenção e sem consultar as fontes de forma a aqui a informação chegue aos ouvintes ou leitores de uma forma completa” (...)"; “Sabes como é que desapareceu o colega Carlos Cardoso?”.
A notícia surgiu primeiro na imprensa, agora o Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS) confirmou-a: de facto, o governador da província de Tete, Ildefonso Muanantatha, é um senhor ameaçador, gravemente ameaçador de jornalistas. Agora, o CSCS sugere que o governador se retracte. Imagem reproduzida daqui.
Comentário: o governador de Tete conhece mal a alma dos espíritos manhungwe. E já devia ter-se demitido (ou ser demitido), o que não fará, tal como dificilmente vai retractar-se. Finalmente: creio ser a primeira vez que o CSCS interpela de frente um governador, um membro do governo. Tenho para mim que este é um outro fenómeno a analisar.
Adenda às 19:46: no seu noticiário das 19:30, a Rádio Moçambique deu conta não só do comunicado do CSCS quanto do Sindicato Nacional dos Jornalistas. Esta última organização forneceu, até, mais frases, como, por exemplo, "não vais escrever sobre o projecto de reabilitação das novas instalações da polícia".

9 comentários:

umBhalane disse...

Este Governador, sim, está na linha correcta.

Usa a dialéctica original, pura, nada dessas importações trazidas pelos ventos das culturas ocidentais que ondulam em Moçambique.

“Os músicos devem ser educados politicamente e ser ensinados…

Os jornalistas piores ainda!

Maquiti disse...

O fenomeno é tão interessante mas ainda por tratar-se de um jornalista do jornal Noticias contra o membro do Governo.

M

Anónimo disse...

Parabens CSCS!

Parece que ESCOVAR ja nao esta a DAR!

os ESCOVAS estao MAL!

o POVO ja CONHECE os ESCOVAS!

MZ

Viriato Dias disse...

É uma notícia que me chega ao ouvidos com muita consternação. O governador Muananthatha não só foi infeliz como maleável. Não compreendo como é que uma pessoa que faz da inteligência a sua profissão, sendo ele o representante legal do chefe do estado na província de Tete, minha terra natal, e conhecedor das leis pode proferir estas palavras (...), atentando de forma clara contra a liberdade de impressa dos órgãos de informação nacional. Só quem não sabe ser um bom filho pode dizer tanta escumalha como disse o governador Muananthatha. Se for ousado em ler estas minhas palavras, acredito que sim, aconselho-o a retratar-se em público, em respeito à alma de Carlos Cardoso, em consideração aos jornalistas, incluindo ao visado, bem como a todo o povo moçambicano. Está de parabéns o Conselho Superior da Comunicação Social (CSCS) por ter intervido nesta questão, e espero que faça algo mais, para sancionar o governador pela ameaça aos jornalistas, como? Alguém disse um dia: uma formiga pode não fazer descarrilar um comboio, mas pode morder o maquinista e esse por sua vez fazer descarrilar o comboio.

Um abraço

Reflectindo disse...

Tenho dito que muitos estão habituados a dizer e fazer coisas em nome do poder que não sabem que tudo pode alterar assim de repente.

Quanto a Muananthatha a minha pergunta sempre é se ele estava revelando os assassinos de Carlos Cardosos e os verdadeiros motivos do assassinato.

Anónimo disse...

mais uma vez estamos perante uma situação gravíssima de Abuso de Poderes. Um Governador que ameaça de morte um Jornalista e quando menciona a forma Bruta com que foi morto o Jornalista Carlos Cardoso, quer dizer que no Governo as Coisas assim funciona para aqueles que incomodam?

Onde estamos, que desgraça para um Governante, um Senhor que é o Único Cirurgião Pediatra em Moçambique, em vez de estar no seu lugar decidiu seguir pela Politica.

Mas que fazer assim vai o nosso Moçambique Maningui nice.

ATÉ QUANDO e nós que fazemos, apenas falar, falar, falar, que atitude tomamos.

Anónimo disse...

mudando de assunto
http://www.opais.co.mz/opais/index.php?option=com_content&view=article&id=1307:angola-idosos-sao-enterrados-vivos-acusados-de-feiticaria&catid=56:internacional&Itemid=166

Anónimo disse...

É caso para dizer que "quem vê caras não vê corações".

Quem diria que atrás daquele ar bonacheirão, parecendo irradiar simpatia, se esconde um ditadorzinho?

Daniel disse...

Alguem (nao me lembro) escreveu no jornal noticias (nao tenho a edicao) sobre o sistema de governaçao de Angola. A sua conclusao foi muito simples: que se mude o povo. Se ouvimos isto e nos mantemos serenos, é porque assumimos estes mesmos erros que os politicos vao cometendo. Pior ainda, a cada pleito eleitoral vamos confirmando com numeros cada vez maiores que damos aos politicos o direito de nos trucidarem.

Ou reagimos ou paramos de reclamar: a culpa nao é dos politicos. A culpa é nossa que nao sabemos tomar decisoes e nas escassas oportunidades que se nos apresentam (eleicoes) voltamos a seleccionar as mesmas pessoas que no oprimiram.

QUE SE MUDE O POVO