23 maio 2009

Todd Chapman abandonou delegação presidencial

A referência aparece deslocada no "Notícias" de hoje: "No distrito de Ile, onde aterrou a meio da tarde, já sem a companhia do diplomata norte-americano, Todd Chapman, que abandonou a delegação presidencial alegando falta de segurança, Armando Guebuza agradeceu as mensagens da população e das organizações sociais, afirmando que as mesmas reflectem as realizações já feitas e "aquilo que ainda há por fazer"."
Observação: falta algo que nos mostre (1) como e onde o diplomata americano apareceu na delegação presidencial, (2) onde ficou o diplomata após abandonar a delegação e (3) de que falta de segurança se tratou.

6 comentários:

umBhalane disse...

Espiral.

Reflectindo disse...

Será que Todd Chapman faz parte da delegacão presidencial? Alguém o viu em Cabo Delgado ou Nampula?

Anónimo disse...

Penso que, mais do que esta notícia, temos que ver a génese do problema e lidarmos com as suas causas e nao com as manifestacoes. nem sempre quando somos alvo de um discurso belicista temos que reagir na mesma moeda. Tood Chapman pode ter sido infeliz no processo, mas a Ministra do Trabalho caiu no jogo americano. Tood Chapman é representante diplomatico dos EUA e em MOcambique a Politica Externa é coordenada pelo MINEC. Porque a MITRAB nao teve a humildade de nao falar a imprensa, ou reencaminhar ao MINEC. Trata-se do sindroma de fim de mandato. quem perde mais com esta polemica? Emocoes a parte, politica externa à parte. Agora que assunto amargou vamos colocar o MINEC numa situacao pior de humilhacao, do que se tivessemos evitado, pois MINEC tera que intervir sorrateiramente.

Sir Baba Sharubu disse...

Anonimo(6:17PM)
Your comment is very thoughtful indeed. It has helped me a lot to start to understand the whole mess.
I am confident that with a touch of diplomacy the unfortunate incident will have an happy end.

XICOXA disse...

No minimo tudo isto é m estranho.
1 as ameacas de corte da ajuda via imprensa.
2 A reafirmacao desta posicao por via da adida de imprensa dos EUA.
3 os comentarios em geito de retaliacao por parte da ministra do trabalho.
4 o silencio do MNEC.
5 o abandono da delegacao presidencial por parte do encarregado de negocio.

caso para perguntar qual sera o proximo passo dos EUA e qual sera a posicao de Moc?

este episodio recordame uma cena que passou no Palacio da PONTA VERMELHA no longinco ano de 1985 no qual PR Machel foi confrontado pelo entao embaixador da URSS para lhe pedir satisfacoes da sua visita aos EUA.( ver livro de jacinto Veloso voo rasante)

Sabem qual foi a resposta de Machel?
Vai a merda..... isso mesmo Vai a merda o que na altura criou embaraco ao interprete e samora voltou a dizer .... vai a merda e disse o interprete para traduzir a letra as suas palavras .

No meu intender a pesar de samora ter demostrado que era livre e soberano é POSSIVEL que esta atetude tenha complicado a vida dele.

Quanto a Taipo x Todd

Vamos a guardar os proximos capitulos.

Jerry disse...

Nao acredito que este tipo fazia parte desta delegacao por vontade proprio. Isto era mais show-off do tipo norte-americano. Nao havia garantia de seguranca porque no ceu nao helicopteros policiais e cordoes da policia de intervencao rapida na terra. Desculpe sr.Chapman Mocambique nao e America, respeite a nossa pobreza.