Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
6 comentários:
É de saudar a forma como o Professor Serra tem vindo a apostar nas novas tecnologias de informação e comunicação para, de forma gratuita, nos dar a conhecer as lições mais importantes da vida, bem como a informação em tempo real do que acontece no país e no mundo em geral, através deste seu blogue. Quando muita das vezes devia estar a descansar e a relaxar à mente, está aqui sempre presente para nos informar, aconselhar e opinar. É, sem dúvidas, um exemplo a ser seguido por outros académicos e intelectuais, que fazem da inteligência uma profissão. Só não aprende quem não quer...Dizia num dos seus programas o Professor José Hermano Saraiva, que a importância de uma escola não é aquilo que se ensina, mas sim aquilo que se descobre.
NB: Espero que os meus amigos deste blogue não me interpretem mal, que não levem estes comentários como bajulação ao professor, ainda que fosse, mas sim uma forma de gratidão pessoal pelo que ele, Professor Serra, têm feito aos moçambicanos na diáspora, como é o meu caso vertente, em Portugal.
Um abraço
Caro Prof.
Obrigado por este belo instrumental, por connosco o partilhar, no-lo dar a conhecer.
Conhecer o outro é importante.
E quero ser bem entendido. A cultura procura-se, adquire-se, quando para isso fazemos algum esforço, quando o tentamos.
Dá mais trabalho do que chorar no “muro das lamentações”.
Pesquisar nas bibliotecas, nos seus arquivos cheios de pó, em fichas manuais de chamada, mexidas milhões de vezes (pouco higiénicas), as horas investidas, o cansaço dos olhos frente ao monitor,…
Mas há sempre o prazer, o gozo final.
O Mali é de assaz riqueza musical – Salif Keita, Ali Fraka, Boubacar Traoré, Nabintou Diakite, Assetou Bagayoko, Ami Kante, Djah Youssouf, Doussou Bagayoko, …Rokia Traore…,e muitos, muitos outros fazem parte de compilações que fui arregimentando.
E não só do Mali, mas como “colonizado” tenho procurado o complemento daquilo que me deram, e “tenho dado à perna”, tenho sido proactivo
Em vez de chorar pelos cantos.
Ou terá sido como “colonialista”?
(Falando claro – é um recado).
Só um pequeno aparte à citação do José Hermano Saraiva feita pelo Sr. Viriato Dias. A única coisa que se descobriu nas escolas portuguesas enquanto esse senhor saraiva foi Ministro da Educação foi a capacidade da polícia de choque invadir as escolas e espancar barbaramente os estudantes (nem o hosptal universitário de Santa Maria e os doentes escaparam); foi também o reforço de actividade dos chamados gorilas para fazer "segurança" nas escolas.
O Sr. Viriato tem conhecimento de mais alguma descoberta feita pelo parlapatão do Saraiva?
Voces estao muito emocionados!
Ainda Ha muito JOB pela FRENTE!
VAMOS CONSTRUIR MOCAMBIQUE!
um MOCAMBIQUE PARA TODOS!
DE TODOS!
MZ
E Esqueci-me de DIZER!
Ele, TEM QUE SER BAJULADO!
Ele, O PROFESSOR!
Ele, O MESTRE!
Ele, A PESSOA!
Ele, CARLOS SERRA.
MZ
Para bom entendedor meia palavra basta!
Ou estarei enganado?
Tiro ao lado.
Enviar um comentário