21 maio 2009

Os bata kwyo da cidade da Beira

Postei ontem sobre os Gwadjissas da cidade de Maputo. Vamos, agora, aos bata kwyo.
“Bata kwyo ou aniquiladores?” Um estudo de caso das percepções sociais sobre assaltantes de “celular”, na cidade da Beira, no bairro de Esturro - esse o título de uma interessante tese de licenciatura em sociologia defendida em 2007 por Rildo Domingos Rafael. Um pequeno extracto das conclusões: "Encontrando-se numa situação de privação de bens de consumo e de satisfação de necessidades básicas não quer dizer que estejam com tendência natural para o assalto de “celular”, mas a vivência de uma realidade cruel pode concorrer para o assalto de “celular”. Eles passam a socorrer-se com “utensílios” que existem para a sua sobrevivência. O “celular” apresenta-se para eles como fácil de espoliar e com mercado garantido para alcançar o estilo de vida desejado. O perfil e as formas de actuação dos assaltantes de “celular” reforçam a ideia de que sectores excluídos estando mais vulneráveis, podem ter maior tendência em optar pelo assalto de “celular”, diferentemente dos indivíduos de sectores minimamente integrados."

4 comentários:

Viriato Dias disse...

Grande Rildo que já não o vejo há bastante tempo. Afora isso, a minha opinião é a mesma, repudio negativamente estes actos que minam com o desenvolvimento do país. As polícias de protecção e camarária devem pôr cobro nisso. As leis que tem sido aprovadas no parlamento poderão num futuro breve mitigar estes problemas. Quero encorajar a todos a pautar pela denúncia desses meliantes de rua...

Um abraço

Maria disse...

...apenas acrescentar q, se nao ha mercado, nao ha roubo.

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Parabêns pelo seu blog. Saudades tenho de Moçanbique e de seu povo,mas um filho meu nasceu ai, e isto me alegra. Morei em Inhaminga e Beira de 1996 a 2001 tempo bom!
Acesse meu blog.www.vivendoteologia.blogspot.com

Nunoamorim disse...

faltam os nakatanas em Nampula