25 maio 2009

Moçambicanos não sabem comer? (4)

Vamos ao primeiro problema apontado no último número desta série.
De facto, é falso dizer que os Moçambicanos não bebem leite ou não temperam a comida.
O problema é que existem múltiplos tipos de Moçambicanos consoante grupos sociais, habitat, idade, género, etc. Por outras palavras, os Moçambicanos - como os Brasileiros ou os Americanos - só existem enquanto entidade desde que determinados por variáveis como as indicadas.
Ora, a estadia de um mês num país apenas pode permitir ter uma fotografia superficial da riqueza gastronómica de um país. A gastronomia é bem mais do que uma colecção de regras e de padrões culinários: é, acima de tudo, o produto social de histórias múltiplas.
Por outro lado, comer mal ou comer sem equilíbrio nutricional não pode ser visto como característica de alguém ou de um grupo ou de um país fora de coordenadas sociais concretas e impositivas: comer bife é bom e apetecido, mas muitas vezes só se pode rigorosamente chegar ao repolho e, vez que vez, ao carapau seco.
Então, a nutricionista Camila não pode nem deve acreditar que sabe o que e como os diferentes tipos de Moçambicanos comem. Nem pode nem deve excluir que haja formas diferentes de conceber o que é bom, o que é agradável e o que é tempero.
Isso sem excluir que muitos de nós comem mal do ponto de vista do equilíbrio nutricional - como em qualquer parte do mundo - por real e social ignorância. Eu, por exemplo.
(continua)

Sem comentários: