19 maio 2009

Leões, chuva, cólera e energia nociva: trajectórias de "guerreiros" (4)

Como se recordam, durante algumas semanas apresentei aqui uma série abordando as consequências para as comunidades de fenómenos como os leões mágicos de Muidumbe, o chupa-sangue, a chuva amarrada no céu e a cólera social.
As aparências parecem apontar para uma diferença radical nos processos cognitivos entre os crentes desses fenómenos e os crentes-curandeiros das virtudes terapêuticas da orgonite.
Uns parecem pré-lógicos em seus meios pobres e outros, meros sabotadores de uma barragem armados com modernas técnicas de comunicação e destruição.
Todavia, os orgoniteiros apresentam a mesma traça cognitiva que os actores dos fenómenos aqui apresentados durante algumas semanas.
(continua)
Adenda às 19:10 de 22/05/09: o Ministério Público acusou não apenas de sabotagem os quatro estrangeiros detidos em Tete por terem deitado um produto na barragem de Cahora Bassa, mas, também, "de contrabando por terem entrado em Moçambique sem declararem o transporte de orgonite, de alteração de bens de consumo por terem metido na água o referido produto, de infração administrativa por exercerem uma actividade sem pedido de autorização e de sabotagem”.

6 comentários:

Viriato Dias disse...

Sr. Professor,

Tem como colocar algumas pesquisas suas no blogue. Tenho um grande interesse em ler algo sobre a xenofobia. A ser possível era um grande favor que me (nos) fazia.

Um abraço

Carlos Serra disse...

Como já aqui escrevi, dirijo uma pesquisa sobre potenciais de xenofobia no nosso país. Em tempo oportuno e como fiz em relação aos linchamentos, procurarei dar a conhecer alguns resultados. Por agora, estamos em trabalho de campo e de busca informacional em diversas instituições.

Viriato Dias disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Anónimo disse...

A orgonite tem a vantagem de criar "aquele clima" em relação aos estrangeiros - para nos defendermos dos sabotadores, tal como em 75, só há 1 coisa que nos pode salvar - qual é, qual é?

Anónimo disse...

"Os domínios do mistério prometem as mais belas experiências" (EINSTEIN)

Anónimo disse...

TAMBÉM OS PÁSSAROS,

In Notícias, 21Maio09,pág.6
"Praga de aves dizima arroz"

... ... "Uma outra camponesa que se identificou apenas por Joana, afirmou que a capacidade de destruição dos pássaros é rápida, o que leva a comunidade a interpretar o denómeno do ponto de vista de superstição, ao afirmar que pertencem a certas pessoas".
__
AM