19 maio 2009

Internet Wolfram Alpha

Permitam-me sugerir-vos que testem o novo motor de busca com o título em epígrafe (excepcional para cálculos matemáticos), aqui. Sobre quem o criou, como funciona e o que pode fazer, confira aqui. Escrevam, por exemplo, mozambique (o programa não conhece moçambique) e vejam os resultados, aqui.
Pedido: Elísio Leonardo, pode opinar?

7 comentários:

Backstageel disse...

Bom dia, Professor!
Bem, este motor de busca, na minha opinião, não pode ser comparado á outros que conhecemos, como o Google, pois tem objectivos basicamente diferentes, e segundo analistas, ele não vai tirar o lugar da Google, pelo menos enquanto continuar com esta temática.

Em termos de funcionalidades, ele é excelente, mas só será útil para uma "pequena camada" de usuários da Internet: Cientistas, investigadores, matemáticos,etc.

A maior parte dos internautas procuram por informações exactas, e não científicas, e poderão se decepcionar muito com os resultados deste buscador. Por exemplo, quando alguém pesquisa por Michael Jackson no Google, é mais provável que queira as últimas novidades do cantor, e não os dados biográficos que o Wolfram retorna.

Então, podemos classificar este "buscador" como uma Enciclopédia super inteligente, ou uma ferramenta para cálculos matemáticos, e não como um motor de buscas capaz de competir com a Google.
Talvez no futuro eles também retornassem resultados de pesquisas pela web, que são mais úteis aos usuários comuns, o que fará muitos analistas mudarem de opinião, ou então corre o risco de se transformar no Cuil, um buscador que teve apenas 15 minutos de glória, pelo facto de ter sido criado por um ex-funcionário da Google, mas depois disso, passou a um site igual aos outros!!!

Uma sugestão para Moçambique: divulgar este serviço nas comunidades acadêmicas, pois pode ser um óptimo auxílio para pesquisas científicas.

Carlos Serra disse...

Muito obrigado pelo esclarecimento. Ja coloquei o codigo aqui no blogue.

Backstageel disse...

Um facto importante a ter em conta, é saber como este serviço vai sobreviver(dar os tão procurados lucros!!!), pois Google "mente" para ganhar dinheiro, com os tais links patrocinados no topo das pesquisas, e pelos vistos Wolfram não pode fazer isso em resultados científicos!
Então, ou o inventor ganha o "prémio Nobel da boa vontade" e sobrevive de doações como a Wikipédia, ou o serviço ganha suporte de algum gigante, ou enfrentará graves problemas para sobreviver, como o navegador NetScape, que no século passado foi gravemente "pisado" até a morte, pela Microsoft!

José Chagas disse...

Não posso concordar com o comentário de Backstageel pois, desculpe-me a rudeza, limita a internet a uma função voyerista. De facto não me parece que seja o ideal para uma investigação tipo "deixa lá ver se alguém já fez um trabalho sobre este tema para eu poder copiar e apresentar na escola" mas isso é uma virtude e não um defeito.
Testei-o (segundo o autor ainda está em fase beta e as funcionalidades serão alargadas) e achei-o óptimo e rápido.
Em termos qualitativos é claramente superior aos existentes e pode influenciar uma utilização mais inteligente da NET como repositório de informações.

Backstageel disse...

Aló José Chagas! Também concordo com a sua opinião, o Wolfram é óptimo, super rápido, e muito eficiente para pesquisas acadêmicas mais complexas(ou completas), mas talvez seja a estratégia de negócio ideal para motores de busca, dar aos utilizadores o que procuram, e não o que deveriam procurar saber(ou seja, fazer pesquisas e não responder perguntas)! Não é a opção certa, mas nós, estudantes, gostamos de investigações do tipo: "deixa lá ver se alguém já fez um trabalho sobre este tema para eu poder copiar e apresentar na escola", apesar de não ser a opção ideal, então Google ainda será a primeira opção de pesquisas, até que se mude este comportamento(se um dia mudar!!!)

Embora use uma técnica a primeira vista superior a do Google por exemplo, mas enquanto as novas funcionalidades não forem adicionadas, e não incluirem pesquisas na web como ocorrem agora, muitos usuários(que não procuram dados científicos, mas notícias "da hora") vão preferir o Google!
Veja este exemplo de uma pesquisa onde o Google se mostra muito mais eficiente para dar informações reelevantes sobre o Professor:

Wolfram: http://www30.wolframalpha.com/input/?i=Carlos+Serra&asynchronous=false&equal=Submit

Google: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=Carlos+Serra&btnG=Pesquisa+Google&meta=&aq=f&oq=


Uma análise sobre a reelevância dos resultados do Google e do Wolfram actualmente foi feita nestes sites:
http://www.technologyreview.com/web/22585/page1/
http://mashable.com/2009/05/08/wolfram-alpha/

Outro dado importante é o nível de audiência do Wolfram, que pode ser visto e comparado com os outros(google por exemplo) no link abaixo: http://alexa.com/siteinfo/http%3A%2F%2Fwww.wolframalpha.com
Talvez ainda seja muito cedo para analisar este serviço, já que ainda está em fase de testes... Com o tempo, creio que poderemos ter algumas surpresas, boas ou más relacionadas ao Wolfram!

Anónimo disse...

Question: Can you dance?
Response: No, I can't. Can you?

Question: Can you have sex?
Response: No, I can't. Can you?

Question: Can you drink?
Response: No, I can't. Can you?

Ótimo para usar junto com o Google.
Além de muito útil, é bem humorado! :) :) :)

BackstageEL disse...

O Wolfram Alpha teve uma queda e depois uma estabilização, o que pode ser preocupante para um serviço tão novo, ainda em fase de divulgação!!!

Crescimento do WolframAlpha estabilizou-se cedo demais!