16 outubro 2008

Dois escapam ao linchamento

De acordo com o "Notícias" de hoje, dois jovens "presumíveis gatunos" foram ontem espancados por populares no bairro Cumbeza, distrito de Marracuene, província de Maputo, "após terem sido surpreendidos pelos residentes a roubarem electrodomésticos numa residência cujos proprietários estão fora da zona". Depois de terem sido "brutalmente espancados", os jovens foram entregues à polícia (rubrica "Ocorrências", p. 10).
Este é mais um caso que indicia o alastramento das punições populares para além dos habituais epicentros frequentemente referidos neste diário. Por outro lado, as informações prestadas diariamente pelo "Notícias" na rubrica citada mais acima mostram que os residentes dos bairros estão diariamente confrontados com crimes dos mais variados tipos, aí compreendidos os assssinatos.

2 comentários:

(Paulo Granjo) disse...

Pelo menos, neste caso voltou-se às formas de justiça popular "tradicionais" depois da independência, em vez de se recorrer ao linchamento. E com um aparente reforço da confiança nas forças policiais.
Tratar-se-á ainda o efeito traumático dos linchamentos xenófobos em Joanesburgo, de uma idiossincrasia local, ou de algum sinal de mudança?

(Paulo Granjo) disse...

leia-se "tratar-se-á ainda DO efeito..."