30 maio 2008

O Sr. Macamo e o espírito zulu maligno

Atento à história, perscrutador dos desígnios escondidos, o Sr. Marcos Macamo decidiu investigar as causas da xenofobia na África do Sul e chegou a esta conclusão: "O caso de xenofobia na RSA pode ter a mesma máquina por detrás. Trata-se, na minha opinião, de um espírito zulu maligno incarnado nos bisnetos e tetranetos de Tchaka Zulu."

11 comentários:

Anónimo disse...

Oh! que análise...

Será que estes aumentos dos combustíveis são também a reencarnação de algum espírito maligno? E terá este espírito encarnado em quem? Xiiiii....nem vou fazer a lista senão ela fica longa de mais!

Anónimo disse...

Essa do espirito maligno é boa.

Se seguirmos o modelo do Sr Macamo, vamos ter de listar muitos outros grupos africanos (moçambicanos) com espírito maligno.

Melhor é dar uma risada e procurar a motivação em outros factores.

Espírito mligno Zulu...ah ah ah

Carlos Serra disse...

Sois bem perversos! Então, por exemplo, as autoridades governamentais do nosso país não reconheceram há dias que o espírito do curandeiro Uthui, ocorrida no distrito de Funhalouro, província de Inhambane, paralisou o centro de saúde e a maternidade de Mavume, tal como reportei neste diário? Pois é: para cada fenómeno, cada espírito.

Anónimo disse...

Memoria curta professor, esquecemo-nos dos espiritos do deixa andar, do burocratismo, contra a jatrofa, contra a integracao do pais como provincia sulafricana, contra os biocombustiveis, contra a destruicao do ambiente, em particular das florestas, sao tantos que incomodam alguns com interesses outros que nao os de Mocambique. Zuma vai ou nao nacionalizar a Vodacom, ele que e pro pobres...

Carlos Serra disse...

"Touché"! Sim, tem razão, uma panóplia espírita.

(Paulo Granjo) disse...

Notável análise, de facto.
Talvez mais, até, nas interpretações históricas e religiosas do que na conclusão espiritualista...

Entretanto, você tem aí um leitor anónimo com um humor irónico que dá gosto. A mim, não me calham anónimos desses! (Mas nada de invejas, se não ainda me acusam de feiticeiro...)

Carlos Serra disse...

Sem dúvida! A espiritização é vital.

Anónimo disse...

Do leitor anónimo...

Esquecime de juntar meu nome.

quanto ao sentido de humor...hoje acordei assim. Só dando risadas. Deve ser da sexta feira.

E que tal juntar a essa lista o espírito de "combate contra a produção de comida"?

Inácio Chire

Anónimo disse...

No meio deles oculta-se um espirito malandro, aquele que nao tem vergonha de enriquecer absolutamente, e ainda convence-nos que vendeu patos, 22 milhoes de patos chamados mocambicanos. Pois esta claro crescimento economico reduz-se as suas todas empresas, enquanto isso os mocambicanos, eleitores, empobrecem e sao escorracados do exilio. O verdadeiro espirito e o de deixa os outros empobrecerem, desde que eu enriqueca. As mascaras dos motivos da luta de libertacao nacional comecaram a cair.

Anónimo disse...

Uma vez mais essa ideia de uma "África idílica",imune á xenofobia,mas também á homosexualidade,á homofobia,etc!Como nós próprios afinal acabamos por reflectir uma das imagens sobre a qual o colonialismo fundou o seu discurso "africano".Sim,dá para rir...mas temo que essa possa ser uma visão muito extendida nas mentalidades do continente e mesmo do nosso país.

Anónimo disse...

Análise contestada e duvidosa. O factor étnico tem peso demais?