09 maio 2008

Brasil (11) - linchamento mediático


A morte de Isabella de cinco anos, há cerca de um mês, é, continua a ser uma gigantesca manchete na imprensa brasileira.
Ontem, alguém me chamou a atenção para um programa televisivo no qual pude ver durante mais de uma hora, em meio a um aparato policial extraordinário, uma multidão de jornalistas e de curiosos aguardando que o casal acusado da morte de Isabella chegasse a casa. Senti, tactilmente quase, haver sangue no ar, haver busca instintiva de punição.
Hoje, ao passar numa banca, vi no Diário de S. Paulo a imagem e a titulação que aqui apresento e que também consta da versão online do jornal. Não é a morte de Isabella nem quem a matou que me interessam aqui, mas, antes, o excepcional documento de um linchamento mediático que aqui exibo. Reparem na força quase assassina do antetítulo e do título, reparem na busca potente de uma punição exemplar, reparem no exercício paradigmático de uma catarse irreversível, reparem na exigência absoluta de uma morte reparadora, reparem nos rostos dramáticos dos dois acusados.
Sugestão: clique duas vezes sobre a imagem com o lado esquerdo do rato para a ampliar.

3 comentários:

Sensualidades disse...

sera que as pessoas estao a ficar cada vez mais loucas, ou sera que simplesmente temos mais acesso a loucura das pessoas?


Jokas

Paula

Carlos Serra disse...

Tema para reflectir...

Anónimo disse...

Paula,
As duas coisas mais uma que ainda não sei.

Maxango