05 maio 2008

Liberdade da imprensa: Moçambique desceu no crédito

De acordo com o relatório anual de 2007 da organização Repórteres Sem Fronteiras a propósito da liberdade da imprensa (cujo dia se assinalou no dia 3), Moçambique ocupou o 73º lugar entre 169 países contra o 45º que ocupou em 2006 entre 168 países. Confira aqui. Se quer ler em português, faça este deste tradutor.
Observação: não consegui descobrir no portal da organização a razão ou as razões da queda.

5 comentários:

(Paulo Granjo) disse...

Que tal por aí? Já conseguiu fazer o "reset" ao relógio biológico?

Também não consegui abrir i site, quando saiu a notícia da manutenção de Portugal no 10º lugar.
Mas, pelo que li no ano anterior, os critérios têm a ver com constrangimentos exteriores aos orgão de comunicação - censura oficial, pressões do Estado, assassinatos, agressões e intimidação física ou judicial.

Claro que, caso isso exista, a liberdade de imprensa está comprometida das formas mais básicas e fortes.
Mas, mesmo não existindo isso, podem existir outras limitações potencialmente graves.

Foi o que procurei reflectir em http://antropocoiso.blogspot.com/2008/05/liberdade-de-imprensa.html

Um abraço.

Carlos Serra disse...

Olá Paulo. Prosseguirei a ver se localizo critérios e razões. Bem por aqui salvo que sofro imenso com a poluição, é como se a todo o momento estivesse a respirar chumbo. Abraço!

Anónimo disse...

Professor, espero esteja tendo uma boa estada por ai. Tirando a poluicao professor, uma sugestao, A Rua Augusta, a meio da Paulista, oferece um cenario sociologico bastante interessante. Aguardando ansiosamente as noticiass sobre linchamentos ai no Brasil, talvez isso ajude-nos a compreender melhor o fenomeno por aqui.

Carlos Serra disse...

Obrigado. Sim, percorro-a diariamente a caminho da Praça da Sé. Aqui, em SP, estarei com Souza Martins por causa dos linchamentos e com Sérgio Adorno por causa da violência social. Aqui cerca de 4 pessoas são semanalmente linchadas nas cidades de SP, RJ e Salvador.

Anónimo disse...

4 pessoas em Sao Paulo por sema, talvez em termos relativos em epocas de pico, nos por ca consigamos ser campeoes relativamente ao Brasil. E que o Estado de Sao Paulo sozinha deve ter duas vezes o numero de habitantes que Mocambique tem (40milhoes em 2005. Continuacao de boa estada por ai.