11 maio 2008

Brasil (15) - Dona Maria

Precisava apanhar um táxi. Perto do hotel estava um. Dona Maria é a taxista. Cabelo branco, óculos de professora primária, excelente condutora, ar decidido, conversadora, gentil. E fomos. Ao longo do percurso de ida e volta, ela ficou a saber um pouco de mim e eu dela. Mora há 54 anos no Bairro da Mooca. "Dona Maria, diga-me, é taxista há muito tempo e conhece bem São Paulo?" Resposta: "Há 22 anos, fui uma das primeiras mulheres taxistas. Bem, São Paulo tem 145 mil ruas..." Deu-me o seu cartão de visitas. Eu quis saber se era longe a distância entre o meu hotel e a Universidade de São Paulo. Dona Maria podia ter-me pedido que a chamasse para fazer esse trajecto. Mas não pediu: minuciosamente, explicou-me que em frente ao hotel passava um ónibus que me levaria justamente até à universidade. Por isso chamarei mais vezes Dona Maria e ela terá cópia do que aqui fica escrito. Bem haja, Dona Maria.

7 comentários:

Sensualidades disse...

quando encontramos simpatia e atencao para conosco, o nosso dia fica mais agradavel

Jokas

Paula

So agora me apercebi que responde ao nosso comentarios, obrigada

Carlos Serra disse...

Regra geral respondo. Obrigado.

Marta disse...

Diga que vai daqui (com isto coloco a mão sobre o lado esquerdo do peito) e que nós desejamos muitos dias felizes para as Donas Marias do mundo.

Sensualidades disse...

e obrigada pelo retrato pessoal do Brasil, para o ano estarei em Sao Paulo para fazer um curso de 3 meses de fotografia, que apesar de ser arquitecta de intriores de profissao, tenho uma paixao por fotografia

Jokas

Paula

Carlos Serra disse...

Que as Marias a leiam, Marta. Quanto a si, Paula, certamente o seu futuro olhar paulista será diferente do meu.

Jonathan McCharty disse...

Prezado Prof. Serra,
Bem haja, pela descrição objectiva da vida Sao Paulista que nos tem estado a providenciar.

Adicionei-o aos meus "elos" no meu blogue (ainda no seu primeiro gatinhar). Espero que não esteja a incorrer em matérias do fórum de "invasão de propriedade privada/intelectual"!

Carlos Serra disse...

Força, Jonathan!