19 março 2008

Infestação parasitária em Moçambique

No programa "Café da manhã" de hoje na Rádio Moçambique (7:30) e a propósito da campanha de saneamento em curso, o ministro da Saúde, Prof. Ivo Garrido, afirmou que em 2005/2006 foi feito um estudo nos 128 distritos do país, para se avaliar o grau de infestação parasitária dos alunos das nossas escolas. Seleccionadas as escolas e as turmas, recolheram-se amostras de urina e de fezes de 83 mil crianças. De acordo com o ministro, as análises laboratoriais mostraram uma situação dramática. Só no Niassa, por exemplo, a infestação era de 100%, incluindo a bilharziose. Em Maputo, de 37%. Creio que seria fundamental avaliarmos um dia até que ponto a infestação parasitária agrava a anemia alimentar e reduz consideravelmente o rendimento escolar.

2 comentários:

Anónimo disse...

 O Ministro Garrido sabe bem que diarreias, cólera, micoses, sarnas, parasitoses são doenças exclusivamente relacionadas com a Higiene e Saneamento do Meio – doenças do subdesenvolvimento.

 São ridiculas algumas das intervenções dos nossos dirigentes nas voluntariosas acções da Campanha (como se as campanhas resolvessem problemas estruturais) de Saneamento do Meio de iniciativa do PR Guebuza.

 São demagógicos os apelos a (i) tomar banho todos os dias; (ii) lavar bem as mãos antes das refeições; (iii) lavar as mãos depois de idas á latrina, ou ao mato; (iv) lavar os alimentos antes de os cozinhar, etc., etc. … quando é conhecida a gravíssima dificuldade de acesso á água pelas comunidades rurais e mesmo na cintura dos grandes aglomerados populacionais:
> há zonas do Infulene, Matola, Boane sem abastecimento regular de água há mais de cinco meses.
> No meio rural a distancia média a percorrer pela família camponesa para acesso á água é superior a 5 quilometros.

 O PR, Ministro Garrido e demais estruturas do aparelho de Estado deviam preocupar-se em pedir desculpa à população por ainda não terem resolvido este problema Vital e assumir compromissos para o solucionar.

> Não é por falta de hábitos de higiene que a população não lava convenientemente os alimentos ... ... etc. Não têm sequer acesso ao mais elementar: a água.

 Obviamente que todas estas "infestações" prejudicam a saúde e rendimento de crianças, jovens e adultos.

Florêncio

Carlos Serra disse...

Pois é, pois é...