"(....) cerca de três mil crentes da Igreja Católica apelavam para que sejam responsabilizados todos os indivíduos que, directa ou indirectamente, poderão ter contribuído para a ocorrência de explosões no paiol militar de Mahlazine, na cidade de Maputo, no mês passado, do que resultou a morte de mais de uma centena de pessoas, dezenas de mutilados e avultados danos em infra-estruturas económicas e sociais na cidade e província do Maputo." - isto passou-se na Sé Catedral ontem, numa homilia que marcou a celebração da Sexta-Feira Santa pela comunidade católica, na qual o arcebispo de Maputo, D. Francisco Chimoio, "apontou a injustiça e corrupção como dois dos empecilhos que negam a muitos moçambicanos o direito de melhorar a sua vida e gozá-la com a dignidade". Por isso, segundo o arcebispo, "há muitos que continuam a pregar Cristo na cruz através da sua insensibilidade perante a dor do próximo". De acordo com Chimoio, a homossexualidade é um dos males "que nos colocam em posição inferior àquela que o Senhor nos conferiu."
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
resta a saber qual foi "a posiçao que o Senhor nos conferiu"!!!
Iolanda Aguiar
Pelo visto, este bispo pouco sabe sobre Teologia Cristã Católica, pois em se dizer que o Cristo teve um triste fim, horrível até mesmo, está contrariando toda a base do cristianismo."Cristo padeceu porque assim foi a vontade do Pai","seu sangue foi derramado, para dar salvação àqueles que nele crer" - O Cristo já sabia o que lhe esperava, ao contrário das vítimas do paiol.
Visão limitada e tacanha deste bispo, onde o preconceito contra os homossexuais faz com que os compare com corruptos, ladrões, criminosos...
Em sua onipresença Deus ao enviar seu filho,(Cristo), já sabia o qual seria sua destinação, deixando seu legado nos atos de amor, solidariedade, verdade, amor, compaixão, perdão....e, respeito por todas criaturas que dele,(Deus),foi criado, inclui também os homossexuais, prostitutas, pessoas comuns e anormais também.Ah! o bispo também.
Enviar um comentário