09 março 2008

Ciclone Jokwe em Moçambique

Situação hoje do ciclone Jokwe, continuando a afectar o norte do país. Confira aqui. Obrigado à CR e ao FL pela informação. Leia ou recorde aqui.
1.ª adenda às 17:30: um morto no distrito de Angoche e cerca de 500 casas destruídas. Confira aqui na Reuters, a partir de um despacho do nosso Instituto Nacional de Metereologia.
2.ª adenda às 17:35: a Rádio Moçambique desde ontem que não actualiza o noticiário no seu portal sobre o ciclone.
3.ª adenda às 18:03: categoria 2 do ciclone na costa costeira da província de Nampula, distritos de Maganja da Costa e Pebane. Ligeira diminuição dos ventos, 70 km/hora. Mas amanhã o ciclone poderá re-intensificar-se com ventos até 100 km/hora, em direcção ao sul do Canal de Moçambique, segundo o meteorologista Sérgio Buque do Instituto Nacional de Metereologia, citado há momentos pela Rádio Moçambique. Alerta amarelo para a zona costeira da província de Sofala, chuvas fracas, vento com velocidade de 50 km/hora. Administradores da zona costeira de Nampula continuam a proceder ao inventário dos estragos (Rádio Moçambique, noticiário das 18 horas).
4.ª adenda às 18:15: neste momento chove torrencialmente em Quelimane, havendo já zonas intransitáveis. Confira o quinto comentário feito aqui.
5.ª adenda: cinco mortos, um em Moma, quatro em Mogincual; sete feridos. A Ilha de Moçambique continua sem energia, estando também interrompido o fornecimento de água. Mais de 2000 casas de construção precária destruídas. Mantém-se o alerta vermelho, categoria 2. O ciclone afecta agora especialmente o distrito costeiro de Pebane, na província da Zambézia, já há estragos em casas (Rádio Moçambique, noticiário das 19:39).
6.ª adenda às 21:48: a Rádio Moçambique acabou de emitir um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia no qual foram fornecidas medidas de precaução a tomar, dado que amanhã os efeitos do ciclone podem re-intensificar-se.
7.ª adenda às 22:31: a Rádio Moçambique continua a divulgar o comunicado referido na adenda anterior. O alerta vermelho abrange agora também os distritos de Pebane e Maganja da Costa e a cidade de Quelimane, na província da Zambézia.
8.ª adenda às 22:31 de 10/03/08: alerta vermelho mantém-se para as as zonas costeiras das províncias da Zambézia e de Sofala.

2 comentários:

Anónimo disse...

...nossa triste obra!
O aquecimento global fruto da incúria dos homens ,explorando e poluindo sem respeitar o planeta!
Os ciclones vieram para ficar,e o canal de Moçambique é o corredor de eleição.
Que tal um pouco de informação na linha do verdade inconveniente do Al Gore?
Para quando um serviço de alerta a sério para dar tempo ás populações se prevenirem????

Carlos Serra disse...

Sim, o Canal de Moçambique é corredor de eleição...