17 outubro 2007

Racismo nojento

Chama-se James Watson, Nobel da Medicina em 1962, um dos cientistas que descobriu a estrutura molecular do ADN. Segundo o "Sunday Times, citado pelo "The Independent", ele afirmou o seguinte: “Toda a nossa política social baseia-se no facto da sua inteligência [dos negros] ser a mesma que a nossa. Mas todas as experiências mostram o contrário", afirma, para depois acrescentar: “Quem tenha que lidar com empregados negros sabe que isto não é verdade”.

7 comentários:

Reflectindo disse...

Espero que o tenham citado mal.

Carlos Serra disse...

Creio que não, a sua posição já é antiga.

Anónimo disse...

Triste que ainda há pessoas a pensar dessa maneira...

Carlos Serra disse...

Ainda há, sim.

Anónimo disse...

Na sociologia e na antropologia contemporâneas não há mais espaço para considerar, entre seres humanos, uma “raça superior” ou outra “inferior”, como o faziam os nazistas em relação aos judeus ou mesmo os caucasianos em relação aos nativos da África ou da América.

Anónimo disse...

A questão a considerar não é inferioridade ou superioridade e sim habilidades e desenvolvimento e pouco interessa se estejam na África ou América ;a habilidade do ser humano transcende as fronteiras criadas pelo homem e não será os sentimentos de culpa ou do virtuosismo falso ,do politicamente correto, que mudará tal assertiva. Considerando o desenvolvimento das nações tende-se a minimizar ou justificar esse ou aquele desenvolvimento dado a tais circunstâncias.Mas partindo-se da premissa que todos partiram de um ponto zero porque será que uns prosperam e outros não ? E a África ainda é considerada como o berço da gênese da humanidade . Então por que os que dali migraram os superaram ? Existe um documentário feito no Benin,por a TV Escola(Brasil) com os ex-escravos ou descendentes retornados do Brasil pós lei Áurea que falam francês(AGUDÁ)Eles não se consideram negros nem brancos e sim intermediários.Vestem-se diferente ,enaltecem o Brasil e se consideram superiores aos habitantes locais,dado as habilidades aprendidas ou...? não sei dizer.Eles aprenderam no Brasil vários Oficios:sapateiros,alfaiates,construtores e prosperaram .
Vi uma frase bem interessante da sabedoria asiática:"Entre duas árvores presente na paisagem e em perfeita harmonia .Nenhuma se considera superior ou inferior a outra.Nenhuma se compara uma a outra" Cada um tem sua razão de ser ! Tem um ditado aqui no Brasil que diz :" A comparação é que infelicita o burro"
JTeixeira

Anónimo disse...

...e já reparou que quem considera a Africa o berço da humanidade foram as próprias pessoas que hoje se acham superiores as outras...