Alguém me disse, de forma muito superficial, que há um conflito na praça desde que sexta-feira à noite houve uma troca de mimos entre músicos num programa da Televisão de Moçambique. Alguém sabe de algo? Falam-me num conflito entre músicos (apenas entre eles?) que produzem comercialmente e músicos que não o fazem, num conflito que tem como cerne a música panza e zukuta, por alguns considerada vulgar, sem gosto. Dizem-me que são visados os membros do Gprofam. Será isso? O que há, realmente?
Sonhadores, os sociólogos sempre procuraram duas coisas: as leis do social e a reforma das sociedades. Cá por mim busco bem pouco: tirar a casca dos fenómenos e tentar perceber a alma dos gomos sociais sem esquecer que o mais difícil é compreender a casca. Aqui encontrareis um pouco de tudo: sociologia (em especial uma sociologia de intervenção rápida), filosofia, dia-a-dia, profundidade, superficialidade, ironia, poesia, fragilidade, força, mito, desnudamento de mitos, emoção e razão.
13 comentários:
Como vão os votos? Espero que consiga vencer.
Por acaso não acompanhei na integra esse "bate boca" mas pareceu-me sim que eram os dzukutistas e os que optaram por uma carreira a solo e que fazem um estilo de música não comercial...
Olá, Saraiva! Bem, vão andando...
Olá, Wetela. Estou a tentar obter mais informação e, especialmente, saber algo da banda Gprofam.
Localizei o Sérgio do Gprofam, vamos a ver se consigo falar com ele via celular.
Olá!! de blog em blog vim parar aqui =0)
Conflito entre músicos?! Onde não há conflitos? Todos falam em paz, mas, muitos fazem muito pouco para conquistá-la, não é mesmo?!
Gostei do blog!
Pois é...Abraço.
Não sei de nada. Mas o João Paulo concdeu uma entrevista ao programa Vbeat da TVM (domingo passado), e deu bons e grandes conselhos à nova geração de músicos. E muitos dos conselhos estavam relacionados à rivalidade entre músicos.
Eu por acaso vi o programa. O que está em causa é que a GPro, fez uma musica apelando as rádios e tvs para passarem diversidade musical, criticando sobremaneira por passarem com muita frequencia zucuta e panza em detrimento de autros estilos musicais. A música a semelhanca do país da marabenta tem um conteúdo explicito e foi mal interpretado por musicos fazedores daquele estilo musical. a musica está disponivel no http://www.myspace.com/gpromocambique
Obrigado pelo contributo, altruísta!
Caro Carlos Serra...
Em breve irei emitir um "comunicado" onde ficara esclarecida a questao, do nosso lado.
Mas para já apenas lhe informar que o grupo GPROFAM já nao existe faz 3/4 anos... O que existe agora é uma Organizacao/Label ou o que quer que chamemos, denominada GPRO-Giants Producoes e que consta no seu leque de artistas do DUAS CARAS,SEM PAUS e TREZ AGAH...
Mais informacoes, se tiver interessado, poderá visitar o nosso blog..
SAUDACOES CORDIAIS de alguem que está sempre atento ao seu blog e que confere sempre as suas positivas opinoes aos nossos trabalhos antigos.
DJO
Ninguém melhor que os ex-GPROFAM para falar de si mesmo...
Excelente, muito obrigado!
Enviar um comentário