07 janeiro 2007

Tsohgola xamuali Zeferino Madeira!

No Matundo, em Tete, junto à margem do rio Rovubuè, um dos maiores afluentes do Zambeze, e a 800 metros deste, Zeferino Madeira tem em construção uma unidade turística, a Quinta Brisa, que comportará sala de conferências, restaurante, bar, esplanada, piscina e quartos para hóspedes, obra orçada em dois milhões de meticais.
Funcionário da Mozambique Leaf Tobaco, onde é gerente, Zeferino Madeira também se dedica à criação de aves e de gado caprino e bovino, para além da produção de hortícolas. É ainda proprietário de uma frota de camiões que transporta tabaco das zonas produtivas para a fábrica da Mozambique Leaf Tobaco.
Assim é que é, Zeferino Madeira: capitalismo a sério, nada de capitalismo de dumba-nengue para vender apenas capende. Que o espírito da nossa tetense Tsato (você sabe que ela habita algures num rochedo no Matundo) o proteja. Pode ter a certeza de que irei visitar a sua Quinta Brisa e comer um belo pende. Em frente, amigo, tsohgola xamuali!

5 comentários:

Carlos Serra disse...

Uma curiosidade "étnica": vc é de Tete?

Anónimo disse...

Eu, ao contrario dos grandes economistas nacionais e internacionais, sempre fui da opiniao que o que faz mover a economia de uma pais em franco crescimento, como o nosso, e o 'empowerment' e o estimulo do empresariado nacional e nao a atraccao do investimento estrangeiro... investimento por investimento, todo ele gera emprego, paga imposto e beneficia familias e pais... nao precisamos correr com gigantes de aluminio, que mostram figuras bonitas no GDP nacional, mas que sao irrelevantes nas margens do rio Zambeze, por exemplo. Ja la diz o ditado: grao a grao enche a galinha o papo.

Chamam-me idealista, mas ja vimos que o bazarketing vende mais que o marketing na nossa bela terra.

Carlos Serra disse...

Então bem-vinda, xamuali esfinge! Sim, la strega, bazarketinguemos.

Anónimo disse...

Professor Carlos Serra, acho que já tive oportunidade de lhe dizer que aprecio o seu sentido cívico. Talvez um blog (ou outro meio de mais fácil acesso) que divulgasse todas as boas iniciativas do país pudesse constituir uma fonte de estimulo para outras iniciativas, no fundo de empowerment. Uma ideia talvez a sugerir a alguma entidade. Um abraço, João

Carlos Serra disse...

Uma bela ideia, João.